Como se chama a nuvem formada por cristais de gelo?

Perguntado por: ofogaca4 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Cirrostratus

Nuvens Cirrostratus (Cs): constituídas por cristais de gelo, esse tipo de nuvem é semelhante a um lençol ou véu transparente e, portanto, é mais fina e cobrem todo o céu. Quando aparece, ela pode formar halos em volta do sol.

Com base na altitude, as nuvens mais comum na troposfera são agrupadas em quatro famílias: Nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical.

Tipos de nuvens

Nuvens altas- Cirrus - Cirrocumulus - Cirrostratus
Nuvens médias- Altostratus - Altocumulus
Nuvens baixas- Stratus - Stratocumulus - Nimbostratus
Nuvens com desenvolvimento vertical- Cumulonimbus - Cumulus

O nome Mammatus é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de “bolsas” que se formam na base de uma nuvem. É um raro tipo de nuvem, mas pode surgir após ocorrências de fortes chuvas.

Os cristais de neve são formados quando uma nuvem (ou parte dela) fica com uma temperatura negativa, ou seja, abaixo de 0 °C. Nessas condições, o vapor de água que forma a nuvem é transformado diretamente em pequenos cristais de gelo.

Trata-se da “Cumulonimbus”, também conhecida como nuvem de tempestade, que causa chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento, em curto período.

Cumulonimbus – Cb
É uma nuvem mais escura formada por grandes gotas de água e granizo, podendo conter cristais de gelo no topo. Está associada a tempestades fortes com raios e trovões.

Granizo (ou saraiva) é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Essas pedras, na Terra, são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro, sendo as pedras maiores provenientes de tempestades mais severas.

Essas nuvens geralmente parecem planas, inexpressivas e nebulosas. Eles são baixos no chão e geralmente cinza. Nimbus é na verdade a palavra para “nuvem” em latim. Nuvens Nimbus são nuvens produtoras de precipitação.

O granizo é formado somente nas nuvens do tipo cumulonimbus. Essas nuvens desenvolvem-se verticalmente e podem atingir à grandes altitudes, por exemplo, chegam até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. As cumulonimbus são também responsáveis pela formação dos relâmpagos e dos trovões.

O excesso de calor armazenado na atmosfera e a umidade do ar elevada são as razões básicas para a formação das grandes nuvens cumulonimbus que provocam os raios, os trovões e também intensas rajadas de vento, granizo, mas principalmente muita chuva.

O que são e como se formam as nuvens Cirrus? As nuvens Cirrus se formam a partir da ascensão do ar seco, fazendo com que a pequena quantidade de vapor d'água no ar sofra deposição em gelo (para passar de um gás diretamente para um sólido).

O granizo é uma forma de precipitação gerada pelo congelamento de água em nuvens de elevada altitude. Sua formação ocorre em condições específicas na atmosfera, como as baixas temperaturas. Possui características diversas em termos de diâmetro, sendo tipicamente esférico e com superfície irregular.

Cumulonimbus
Embora as pequenas cumulus não provoquem chuva, se elas se tornarem mais largas e aumentarem em tamanho para cima na atmosfera, é sinal de que chuva intensa está a caminho. Isso é muito comum no verão, com nuvens cumulus da manhã evoluírem para cumulonimbus (nuvens de tempestade) durante a tarde.

Nuvens Médias
Altostratus: nuvens cinzentas ou azuladas dispostas em aparência de lençol que permitem uma relativa passagem da luz solar por encobrirem apenas parcialmente o sol, mas sem a forma de halos, como acontecem com a cirrostratus.

“Elas [as nuvens rolo] costumam aparecer quando há o encontro de massas de ar com temperatura e umidade bem diferentes, e são formadas por ventos em direções contrárias, com temperaturas, umidade e altitudes específicas”, explicou.

Geada é um fenômeno meteorológico que consiste na formação de uma camada de gelo sobre superfícies expostas ao relento, como a vegetação. É caracterizada também pelo congelamento da estrutura interna das plantas em função do frio extremo, o que pode levar à sua morte.

Cristais verdadeiros não retêm calor por muito tempo, ou seja, são frios ao toque. Pegue um e sinta a temperatura: se ele for de verdade, vai estar mais frio que sua mão e provavelmente que a temperatura ambiente. Caso esteja morno, decerto é falsificado.