Como se chama a madeira do berimbau?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Dentro da pesquisa realizada, a madeira que tem a preferencia dos capoeiras é a biriba, devido à sua flexibilidade e resistência. No topo desta vara, encontramos um pedaço de couro cru ou borracha dura, para que o fio de arame, posteriormente amarrado na ponta da verga não a danifique.

A madeira do Guatambú, de cor amarelo-clara e textura fina, é dura, bastante resistente e moderadamente pesada.

A cabaça utilizada no berimbau é o fruto de uma espécie não aparentada, a árvore Crescentia cujete (bignoniáceas), também conhecida como calabaça, cuia e cueira.

O berimbau é o instrumento da família das cordas que possui o menor número de cordas. É constituído por uma única corda esticada em uma haste de madeira, e é dotado de uma caixa de ressonância feita de cabaça.

Este instrumento musical, que é atualmente componente fundamental da prática da capoeira, é formado por um galho roliço onde estica-se um arame formando um arco que tem, em uma de suas extremidades, uma cabaça. Esta cabaça faz o papel de "caixa de ressonância" para as vibrações produzidas no arame.

A Eschweilera ovata [Cambess.]

Ash: ajuda a alcançar um bom desempenho e rápida propagação do som. Cedro: geralmente propicia um som mais característico e encorpado. Basswood: é considerada uma madeira que facilita um som “macio”, além de ter um custo mais baixo. Pinho: esta favorece um som claro, brilhante e muito singular aos instrumentos.

As Biribas de Eucalipto são peças bem finas e roliças que dão um toque especial como cobertura de gazebos, garagens, varandas e pergolados. O tratamento em autoclave garante uma alta durabilidade às biribas. Muito utilizadas também como divisória de ambientes, as biribas da Alpina são muito bem tratadas!

2 – Baraúna : Uma espécie de planta com flor da família do cajueiro, ela é originária do Brasil e cria uma madeira extremamente resistente de 2.177 Kg. Devido a esta imensa dureza e resistência, esta madeira é frequentemente utilizada na construção.

A Cerejeira ou Amburana Caerensis é um tipo de madeira muito conhecida em todo o Brasil, principalmente devido às suas características marcantes, como seu odor semelhante ao de baunilha. A sua aparência oferece ainda um brilho moderado e uma superfície com coloração irregular.

A madeira imbuia vem da árvore de nome científico “ocotea porosa”, que tem ocorrência no sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina (maior incidência) e Rio Grande do Sul. É uma árvore frondosa. Tem cerca de 15 a 20 metros de altura e tronco de 50 a 150 centímetros de diâmetro!

s. f. (Cucurbita lagenaria, Linneu) É uma planta rampante. De uso múltiplo e secular entre os utensílios domésticos, herdados da indiaria. Usa-se na construção do berimbau: numa de suas extremidades, amarra-se uma cabaça, e esta, quanto mais seca estiver, melhor.

A cabaça, um fruto seco arredondado é na cultura afro-brasileira, um símbolo forte de fertilidade e procriação; na capoeira é utilizada como caixa de ressonância do berimbau, espalhando na roda o som que evoca a ancestralidade e convoca os capoeiristas ali presentes a semear.

As cordas podem ser compostas de um único material ou uma associação de materiais, como fibras naturais (algodão, juta, sisal, linho, seda) ou sintéticas (nylon, polietileno, polipropileno, poliéster ou fibras de carbono).

Arame de aço carbono

Arame de aço carbono para mola 0,90mm, 1.070 de dureza , rolo com 1kg 200 metros .

Diâmetro 0,8 mm (tamanho padrão - adequado para todos os berimbaus), vendido pelo medidor (mais econômico).

Berimbau. O berimbau é tido como o principal instrumento que acompanha a capoeira, podendo até ser usado sozinho. É um arco de madeira composto pela corda de aço, verga e cabaça, Ele é tocado pelo dobrão e pela baqueta, junto com o caxixi.

A cuia – também chamada de cabaça, coité, cuietê ou cuité – é o fruto da Cuieira, um tipo de árvore muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Seu fruto maduro, depois de esvaziado o miolo, é usado para fazer a cuia, que pode também ser lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais, posteriormente.