Como se chama a lua para os índios?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Como se chama a Lua para os índios? Jaci, a lua, uma dos principais deuses da natureza para os indígenas.

Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.

Filha de Tupã, Jaci é a deusa da lua e guardiã da noite. Responsável pela reprodução, ela tem o dom de despertar as saudades no coração dos caçadores e guerreiros para que voltem sempre ao colo de suas esposas e cuidem de suas famílias.

Como os índios chamavam o sol ea lua? Eles acreditavam que este era o deus da criação, o deus da luz, e sua morada seria o sol. Acreditavam também em um deus do sol (Guaraci) e em uma deusa da lua (Jaci).

Como o deus da lua, Khonshu era a personificação da luz da lua crescente. Durante a lua nova, ele era considerado um touro poderoso, mas durante a lua cheia, ele era considerado um touro castrado. Assim, Khonshu era supostamente poderoso contra os espíritos malignos do mundo.

Yawara (tupi): jaguar, cão, cachorro, lobo, gato, onça.

O nome “Kûara” significa Sol em Tupi.

Taiane Significa “estrela”, “astros celestes”.

Constelações. O professor Felipe explica que os indígenas chamavam estrelas e constelações de forma completamente diferente. "As Plêiades, constelação usada por muitos povos para marcar a virada de ano, têm nomes diferentes em cada idioma indígena.

O amor ardente do Sol vai queimar tudo e a Lua com as suas lágrimas inundaria toda a Terra. Por isso não podem se casar. A Lua apagaria o fogo e o Sol evaporaria a água. A Lua não se importou com isso.

Os guaranis, por exemplo, nomeiam o Sol de Kuaray, na linguagem do cotidiano e de Nhaman- du, na espiritual. Os tupis-guaranis determinam o meio-dia solar, os pontos cardeais e as estações do ano utilizando o relógio solar vertical, ou gnômon, que na língua tupi antiga, por exemplo, chamava-se cuaracyraangaba.

Nomes relacionados à Lua que remetem à sua luz

  • Ayla: nome hebreu para luz da Lua.
  • Aylin: nome hebreu para auréola da Lua.
  • Hala: nome árabe para auréola da Lua.
  • Kamaria: nome do idioma africano suaíli para luz da Lua.
  • Mayar: nome árabe para brilho da Lua.
  • Zira: nome africano para luz da Lua.

SELENE

A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu). Irmã de Hélio (Sol) e de Eos (Aurora).

A mitologia greco-latina contava entre suas deusas com Selene, a qual com o tempo passou de moda e deixou seu posto a outra deusa de similares poderes chamada Artemis em Grécia e Diana, em Roma. Os muíscas adoravam à lua, chamavam-na Chia hoje este nome leva-o uma cidade próxima a Bogotá.

Diz uma lenda que o Sol e a Lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca podiam ficar juntos, pois a Lua só nascia após o por do Sol. Sendo assim , Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova que não existe no mundo um amor impossível…

O fogo aparece em lendas que remontam ao período clássico. Os gregos contaram a história de Prometeu, que roubou o fogo dos deuses para dá-lo ao homem – levando assim ao avanço e desenvolvimento da própria civilização. Este tema, do roubo do fogo, aparece em vários mitos de diferentes culturas.

A lenda do Guaraná tem origem na região norte do Brasil e é uma das mais populares do nosso folclore. O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando estava apanhando frutos na floresta.

Na antiga religião romana e mitologia, Luna é a encarnação divina da Lua (Latim, luna). Ela é muitas vezes apresentada como um complemento feminino do Sol (Sol), concebido como um deus. Luna também é por vezes representada como um aspecto de deusa romana tripla (diva triformis), juntamente com Proserpina e Hécate.

Precisamente por isso, ela simboliza a Igreja, que também resplandece, embora por si só seja escura; não é luminosa em virtude da própria luz, mas do verdadeiro Sol, Jesus Cristo, de modo que, embora sendo apenas terra (a Lua nada mais é do que outra terra), é igualmente capaz de iluminar a noite da nossa distância de ...

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

Angatu - palavra Tupi-Guarani que significa "bem estar, felicidade e alma boa".