Como se chama a linha imaginária que divide a Terra?

Perguntado por: eduarte7 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.

Localização da Linha do Equador
Localizada na porção central do planeta, no chamado paralelo 0°, a Linha do Equador divide o planeta em dois hemisférios: norte e sul.

Os principais meridianos são: o Meridiano de Greenwich (0º) e o Antimeridiano, identificado como a Linha Internacional de Data (180º). Linha imaginária perpendicular ao eixo terrestre. Linha imaginária perpendicular aos paralelos, unidas nos pólos.

As linhas imaginárias são os meridianos e paralelos do planeta Terra. São linhas, que não existem fisicamente (por isso são chamadas de imaginárias), que servem para fazer divisão cartográfica, facilitando a localização de qualquer ponto na superfície terrestre, através das referências de latitude e longitude.

A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura interna, há também a externa que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.

Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio. O velejador atravessou uma linha imaginária importante, chamada de Greenwich.

O meridiano de Greenwich é o único que tem o próprio nome. Ele é representado nos mapas cartográficos por uma reta no sentido norte-sul que cruza sete países (Espanha, França, Reino Unido, Gana, Burkina Faso, Mali e Argélia) e dois continentes.

Fusos do Brasil
Fuso 1 (-2 GMT): A 30°O do Meridiano de Greenwich, surge o primeiro fuso brasileiro, o qual abarca as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha e Trindade e Martim Vaz. O tempo é contado pela subtração de duas horas ao GMT.

A definição da linha do equador é que ela se trata de uma linha imaginária traçada ao redor do planeta. Todos os seus pontos estão à mesma distância do polo norte e sul, ou seja, ela divide a Terra ao meio na horizontal do mapa. O nome vem de “equatore”, que significa “equilíbrio” em latim.

As fronteiras representam mais do que uma simples divisão linear entre dois territórios distintos. O conceito de fronteira possui maior abrangência e refere-se a uma região ou faixa. Pode ser também entendido como região fronteiriça.

Latitude é a distância em graus de um ponto na superfície terrestre até a Linha do Equador. Ela vai de 0 a 90º tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. Longitude é a distância em graus de um ponto na superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.

O Meridiano de Greenwich divide a Terra em hemisférios oeste e leste. Ele serve para a determinação das longitudes e dos diferentes fusos horários.

Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.
Os paralelos sempre na horizontal e os meridianos sempre na vertical.

Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários. Isso porque eles determinam os múltiplos de 15° (equivalente a 1 hora), sendo divididos em 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste). Juntos, eles constituem o total de 360° da circunferência terrestre.

Trópicos de Capricórnio e Câncer, Linha do Equador, Meridiano de Greenwich, círculos polares Ártico e Antártico.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.