Como se chama a leitura de imagens?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

A iconografia é um método de leitura de imagem cujo objeto de estudo é o tema ou assunto da imagem. E a leitura iconológica é o estudo do significado do objeto. É a interpretação de um tema, através do estudo abrangente do contexto cultural e histórico da imagem.

A leitura da imagem surge como uma proposta didática que visa preparar crianças e jovens para a prática do ver, sendo que quando a imagem é inserida na aula de arte, os alunos aprendem a apreciar uma obra de arte, além de ler e interpretar o seu real significado.

· Nível Simbólico: Passamos a observar e extrair o simbolismo, está relacionada aos mecanismos de conhecimento, (racional). Onde aos maiores conteúdos comunicativos da imagem apresentam-se, sendo a fase principal de codificação da mensagem. A obra de arte e sua leitura podem ter possibilidades, nunca uma verdade.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional.

Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

A resposta: sim, é possível e necessário ler uma imagem, mas não como se lê uma frase. As imagens não podem ser lidas de maneira linear, isto é, em apenas uma direção – no nosso caso, da esquerda para a direita. Um dos problemas da leitura linear é o hábito do “já li, não preciso reler”.

7 tipos de leitura: veja quais são

  • Leitura literal. A leitura literal consiste em compreender o texto exatamente como está escrito, sem interpretar ou inferir significados ocultos. ...
  • Leitura mecânica. ...
  • Leitura rápida. ...
  • Leitura reflexiva. ...
  • Leitura oral. ...
  • Leitura silenciosa. ...
  • Leitura inconsciente.

A habilidade EF67LP08 consiste em: Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc.

A eletiva visa trabalhar os fundamentos do diálogo narrativo, a partir da integração de texto, ilustração e projeto gráfico no universo da Literatura Infantil e Juvenil.

Como trabalhar a leitura de imagens em sala de aula
Ele deve fazer com que o aluno possa emitir suas próprias impressões sobre o que vê para depois reconhecer quem é o artista ou, se for o caso, explicar que história aquela imagem está contando.

A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior para dar a essa nova obra outro sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de acordo com as próprias experiências. Não se trata absolutamente de uma falsificação ou de uma cópia.

A semiótica visual é o estudo das imagens como signos. Embora não seja uma área nova para o design, seus conhecimentos aplicados em peças gráficas passam sempre por reavaliações de acordo com tendências do mercado. No design de produtos, os desafios são ainda maiores para a aplicação da semiótica visual.

A interpretação visual pode ser definida como o ato de examinar imagens com o propósito de identificar objetos e julgar a sua significância.

dois níveis de leitura da imagem: o da denotação e o da conotação.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.