Como se chama a junção de duas palavras?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Aglutinação é uma palavra que significa união, mistura, combinação ou fusão. Pode ser usada para expressar a união de objetos, palavras, pessoas e etc.

Composição por aglutinação - as palavras são formadas pela união de dois ou mais radicais, mas sofrem alterações. Exemplos de composição por aglutinação: vinagre (vinho + acre) planalto (plano + alto)

Aglutinação - Língua Portuguesa - InfoEscola.

Substantivos coletivos são palavras que, escritas no singular, indicam um conjunto ou um agrupamento de coisas e de seres da mesma espécie, transmitindo assim uma noção de multiplicidade.

O substantivo coletivo é aquele que representa um conjunto de vários seres ou coisas de mesma espécie ou classificação. Os substantivos coletivos compõem uma categoria específica de substantivos, servindo para indicar um numeroso conjunto de seres ou coisas de uma mesma categoria ou espécie.

Já a aglutinação é quando unimos duas palavras e elas perdem algumas letras na formação da nova. Exemplo: água + ardente = aguardente.

Esse recurso auxilia na formação de palavras. A criança vai perceber que a partir da mesma sílaba inicial pode formar duas palavras. Recomendado para crianças a partir dos 5 anos.

Em linguagem, palavras híbridas são compostas por elementos de línguas diversas, como é o caso de automóvel e televisão. Automóvel é “aquele que move a si mesmo”: auto (do grego = a si mesmo) + móvel (do latim).

Justaposição: Na união dos termos, os radicais não sofrem qualquer alteração em sua estrutura, por exemplo, surdo-mudo, guarda-chuva, abre-latas, etc. Aglutinação: Na união dos termos, pelo menos um dos radicais sofre alteração em sua estrutura, por exemplo, planalto (plano alto), vinagre (vinho e acre), etc.

[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, com perda de fonemas e de acentuação (ex.: a palavra fidalgo é composta por aglutinação a partir das palavras filho + de + algo).

Os principais processos de formação são:

  • Derivação. Processo de formar palavras no qual a nova palavra é derivada de outra, chamada de primitiva. ...
  • Derivação Prefixal. ...
  • Derivação Sufixal. ...
  • Derivação Prefixal e Sufixal. ...
  • Derivação Parassintética. ...
  • Derivação Regressiva. ...
  • Derivação Imprópria.

Siglas são formadas pelas letras iniciais de outras palavras. Quando uma sigla pode ser lida como uma nova palavra, e não necessariamente letra a letra, pode ser chamada também de acrônimo. Como exemplo: UNESCO e ACNUR são acrônimos, ao passo que IBGE e CNPJ não o são.

Apesar de serem termos que se assemelham na escrita e na pronúncia, acróstico e acrônimo são completamente distintos. Enquanto o acróstico é uma composição poética, o acrônimo é um conjunto de siglas que podem ser pronunciadas como se fossem palavras.

Podemos classificar como neologismo todas as palavras que não existiam e passaram a existir, independentemente do tempo de vida. Ele pode ser percebido na representação dos sons, por exemplo: puf!, crum!, miar, piar, tibum, chuá, cataplaft, etc.

Ele é o conjunto dos variados sentidos que uma única palavra pode assumir.

O parágrafo é entendido como uma unidade textual formada por frases em torno de uma ideia central, que pode vir acompanhada de ideias secundárias.

No caso, o coletivo é “bananas” é “penca” que designa um conjunto de bananas. É importante notar que há também o cacho de bananas, mas este é um conjunto de pencas, e não de cachos.

Os substantivos coletivos são os substantivos que, mesmo no singular, representam um conjunto de seres e objetos. O substantivo coletivo de filhos é prole. Um grupo de filhos é chamado de prole.