Como se chama a fruta granada no Brasil?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

A romã é o fruto da romãzeira (Punica granatum), comum no mediterrâneo oriental e médio oriente onde a polpa é usada para a preparação de aperitivos, sobremesa ou algumas vezes em bebida alcoólica.

Ela era chamada mala granata, “fruto de grãos”, ou mala romana, “fruto romano”. O interessante é que, na Espanha, o que resultou hoje é a granada, de granata, e em Portugal, a romã, de romana. Os romanos, aliás, chamavam as frutas tanto de fructus como de pomum.

romã natural do rubi (fruto da granada) isolada.

A lei 10.826 de 22 de dezembro de 2003 proíbe a comercialização, a posse e o uso de artefato explosivo por qualquer cidadão.

As granadas mais comuns chamam-se almandina, piropo, spessartina, grossulária, uvarovita e andradita (esta assim chamada em homenagem a José Bonifácio de Andrade e Silva, que foi, além de estadista, importante mineralogista). Para uso como gema, as mais importantes são piropo, almandina e demantoide.

Tem fronteira marítima com São Vicente e Granadinas, a nordeste, e está também próxima de Trinidad e Tobago, a sudeste, e da Venezuela, a sudoeste.

Almandite, almandina ou carbúnculo é uma granada do ferro-alumínio com a fórmula Fe3Al2(SiO4)3. As variedades transparentes podem ter bastante valor enquanto pedras preciosas.

O uso restrito, no Brasil, se refere a profissionais das forças de segurança e a integrantes das Forças Armadas. Comprovadas essas condições, alguém pode adquirir, por exemplo, armas com calibres vedados aos cidadãos civis.

Por enquanto, sua melhor granada é a DM51 fornecida pela Alemanha, um explosivo que, com o acréscimo de aletas estabilizadoras, pesa algo próximo desse limite.

Conforme o tipo, são usadas contra pessoas ou veículos de transporte blindados, para incendiar ou como meio de identificação, sinalização ou iluminação.

A granada é lançada e explode após cerca de 1,5 segundo. A explosão de produtos químicos pirotécnicos à base de magnésio provoca um clarão muito forte e um som alto (160-180 decibéis), que podem causar cegueira temporária, perda temporária de audição e perda de equilíbrio, bem como uma sensação de pânico.

"Dentre as granadas de estilhaço, a M-4 é das mais poderosas.

Puxou, bombou!
Quando o fogo chega à ponta do pavio, as chamas incendeiam o detonador, uma cápsula com combustível inflamável que faz o material da granada – geralmente nitroglicerina – explodir!

Trinitrotolueno (TNT)
Utilizado como reforçador de granadas, minas, torpedos, bombas de aviação, cargas de arrebentamento e como componente de dinamites e explosivos plásticos.