Como se chama a escala do cursor do Paquimetro?

Perguntado por: oteixeira8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

A escala do cursor é chamada de nônio ou vernier, em homenagem ao português Pedro Nunes e ao francês Pierre Vernier, considerados seus inventores.

Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos etc. Esse tipo de paquímetro pode apresentar haste simples ou haste com gancho.

Escala Nônio ou Escala Vernier.

Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.

Escala fixa O paquímetro que nós usaremos, possui 20 divisões no nônio. A resolução do instrumento é 0,1 mm.

A leitura é realizada localizando o traço zero no vernier. O valor inteiro em milímetros é lido à esquerda deste traço, na escala graduada principal. A seguir, à direita da marca zero do vernier, é localizado o traço da divisão do vernier que melhor se alinha com um traço da divisão na escala principal.

O paquímetro é composto basicamente por duas partes: Parte fixa tem uma escala milimétrica e um em polegadas, usada para comparar as medidas.

A resolução do paquímetro, ou seja, sua menor divisão, é obtida pela divisão da resolução da escala fixa pelo número de divisões do nônio (como passaremos a chamar a escala móvel a partir deste ponto).

No sistema métrico, existem paquímetros em que o nônio possui dez divisões equivalentes a nove milímetros (9 mm). Há, portanto, uma diferença de 0,1 mm entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel.

As escalas de medida são: escala nominal, escala ordinal, escala intervalar e escala de razão.

Assim, podemos concluir que a cada 2 unidades no desenho equivale a 1 unidade do objeto real. Ou seja, o tamanho do desenho amplia-se duas vezes do tamanho real do objeto reproduzido.

Uma polegada é equivalente a 25,4 milímetros. Esse padrão foi estabelecido em 1959 e é desde então o modelo usado para a conversão entre essas duas unidades.

A Escala métrica também conhecido como metro dependendo da região. O metro é usado diariamente em marmorarias, serralheria, e principalmente na marcenaria e por profissionais autônomos para medição de peças, áreas e produtos. Com suas dobras a escala métrica é ideal para levar e usar em qualquer local de trabalho.

A escala nominal é uma escala onde as variáveis são simplesmente “nomeadas” ou rotuladas, sem nenhuma ordem específica. A escala ordinal tem todas as suas variáveis em uma ordem específica, além de simplesmente nomeá-las.

Uma escala de intervalo é qualquer intervalo de valores que tenha uma diferença matemática significativa, mas não um zero verdadeiro. Isso inclui sistemas de medição diária, como Fahrenheit e Celsius, que tenham variáveis de intervalos (graus) definidas, mas valores arbitrários para zero.

As Normas Gerais de Medição são:

  • Tranquilidade.
  • Limpeza.
  • Cuidado.
  • Paciência.
  • Senso de responsabilidade.
  • Sensibilidade.
  • Finalidade de posição medida.
  • Instrumento adequado.

A resolução máxima que um paquímetro analógico pode ter é 0,10 milímetros. Olá! Paquímetro é um instrumento de precisão usado para a medição da distância entre dois lados simétricos e opostos de um objeto. É um tipo de pinça que realiza medidas internas e externas de precisão absoluta.

Principais tipos de paquímetro

  1. 1 – Paquímetro Mecânico Universal. O paquímetro mecânico é o modelo mais utilizado desta lista. ...
  2. 2 – Paquímetro Universal com Relógio. ...
  3. 3 – Paquímetro com Bico Móvel. ...
  4. 4 – Paquímetro de Profundidade. ...
  5. 5 – Paquímetro Duplo. ...
  6. 6 – Paquímetro Digital.

Características do paquímetro
O paquímetro, também conhecido como craveira, traz duas hastes (com ao menos uma sendo deslizante), assentadas sobre uma régua com grau, onde encontra-se a escala maior. E há ali uma escala menor que possibilita fazer a leitura das subdivisões da escala maior.

PRECISÃO DO NÔNIO - Para encontrar o grau de precisão de um nônio: a) Mede-se o comprimento ( L ) do nônio (a distância entre o primeiro e o último traço); b) Divide-se o comprimento ( L ) por (n), que é o número de divisões do nônio; c) Subtrai-se o resultado do número inteiro de milímetros imediatamente superior.