Como se chama a entrada da igreja?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 19 votos

ÁTRIO: infelizmente hoje em dia, em muitos lugares, ele já não existe mais. O átrio é o local em que os cristãos, ao chegarem à igreja, se reuniam para conversar. Podemos dizer que era uma espécie de “puxado” na porta da igreja, seja para o lado externo, ou mesmo interno ao templo.

Nas igrejas onde há apenas uma plataforma de leitura na frente da nave servindo tanto como atril quanto como púlpito, o nome correto da plataforma é "ambão". É bastante comum no uso popular, porém, que os ambões sejam, incorretamente, chamados de "púlpito".

Púlpito é uma plataforma elevada utilizada por oradores e leitores em uma igreja ou templo.

O rito de entrada se configura como sinal de que Cristo está no meio de nós. É na pessoa do presidente que Ele preside e une o seu povo, formando um só corpo. Em nossas comunidades a procissão de entrada é acompanhada do canto inicial, que realiza em ritmo processional essa comunhão da assembleia em Cristo.

Ordem de entrada
A entrada propriamente dita realiza-se do seguinte modo: em primeiro lugar entram os convidados e sentam-se no lado da igreja que lhes corresponde. De seguida, entra o noivo com a sua mãe e fica no altar de pé à espera da noiva.

O púlpito é um objeto material dotado de caráter utilitário específico, peça do mobiliário dos templos e consiste de uma plataforma elevada com escada ou outro meio de acesso, cercada por um guarda-corpo. São esses os mínimos elementos que atendem à necessidade prática de fazer ver e ouvir o pregador.

O que é o átrio? Trata-se de um espaço adequado para acolher as pessoas, os fiéis. O átrio antecede a porta principal da igreja. É a antessala da nave da igreja.

O presbitério e o altar
O altar é o centro da celebração Eucarística; é, também, a mesa do Senhor, onde acontece o Santo Sacrifício e todo o povo de Deus é convidado.

Púlpito é o nome dado ao local de destaque onde o sacerdote ou padre, normalmente da igreja cristã, executa o seu sermão ou pregação para o público que o assiste. Os púlpitos cristãos estão presentes em todas as igrejas, considerado como um local símbolo da presença de Deus.

Folheto Litúrgico “O Povo de Deus”

Os objetos litúrgicos, também chamados de "alfaias", são aqueles que servem ao culto divino e ao uso sagrado, razão pela qual não podem ser manuseados de modo displicente, muito menos de forma desrespeitosa.

Por isso, em muitas igrejas, além do ambão, colateral ao altar, existe, fora do presbitério, uma ambão simples e móvel desde onde são lidos os comentários e os avisos. Que o Senhor nos ajude a aproveitar o manjar que nos é oferecido cada dia desde essa mesa da Palavra chamada ambão.

Ou cibório significa «caixa». Vem do grego, pyxis (caixa de madeira de buxo). Nos livros litúrgicos, é mais ou menos sinónimo de patena, o vaso sagrado coberto com uma tampa, para conservar o Sagrada Reserva (Pão eucarístico).

O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.

A missa é dividida em quatro partes principais: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais.

Librífero: Coroinha ou acólito encarregado de conduzir e apresentar os Livros Sagrados (Bíblia, Missal, Lecionário, Evangeliário) usados durante as cerimônias litúrgicas. Os libríferos apresentam os livros segurando com as duas mãos. Cerimoniário: É encarregado da organização e direção dos ofícios litúrgicos.

A acolhida é o começo da celebração e deve ajudar a criar o clima de oração. Deve motivar a abertura do coração para o encontro Deus. A acolhida reúne as pessoas no carinho de Deus e cria na força do Espírito Santo a assembléia litúrgica.

Segundo o protocolo, os casais de padrinhos são os primeiros a entrar na igreja. Primeiro, os padrinhos do noivo e, depois, os da noiva. Após os padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo – mãe da noiva ao lado esquerdo do pai do noivo.

Não podemos afirmar que a igreja que cobra inscrições está agindo de forma incorreta, enquanto a igreja que liberou entrada franca possui intenções honestas. A resposta desse dilema é clara: a igreja nunca vai cobrar algo que não seja necessário.

Os presidentes de templo, patriarcas de estaca e presidentes de missão de tempo integral ou seus representantes que estiverem presentes devem se sentar ao púlpito. Pode-se realizar mais de uma sessão geral no domingo se o local de reuniões não for adequado para acomodar todas as pessoas na mesma sessão.

Significado de Ambão
substantivo masculino [Arquitetura] Estrado, tribuna na nave ou no coro das igrejas primitivas que mais tarde foi substituída pelo púlpito. Etimologia (origem da palavra ambão). Do grego ámbon.