Como se chama a descida do Espírito Santo?

Perguntado por: eesteves6 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda (descida) do Espírito Santo sobre os apóstolos (At 2.4) e consequentemente à Igreja.

O Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes, depois que Jesus subiu ao Céu. Nesse dia os discípulos começaram a falar em línguas que não conheciam, pregando o evangelho a muitas pessoas. O dia de Pentecostes marca o início da expansão da Igreja.

Atualmente o 50º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos como o dia de Pentecostes, e também foi o dia da descida do Espiríto Santo (Espírito de Deus) sobre os apóstolos. Tal experiência é chamada de batismo no Espírito Santo.

Assim, Pentecostes também é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias após a Páscoa.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

Nesta solenidade, a Igreja faz memória do cumprimento da promessa de Jesus Cristo a seus discípulos. De acordo com o livro dos Atos dos Apóstolos, no dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo veio sobre eles em forma de línguas de fogo.

Um terceiro símbolo do Espírito Santo é a água que, assim como o vento e o fogo, não se deixa prender, pegar na palma da mão, segurar. Ela é viva e sinal de vida, limpa, refresca, mata a sede, fertiliza, lembra a renovação e a restauração.

Tradicionalmente há um consenso na Igreja de “sete” dons do Espírito Santo. YOUCAT 310: “Os sete dons do Espírito Santo são a sabedoria, a inteligência, o conselho, a fortaleza, o conhecimento, a piedade e o temor de Deus.

Enquanto a Páscoa era uma festa caseira, Colheita ou Semanas ou Pentecostes era uma celebração agrícola, originalmente, realizada na roça, no lugar onde se cultivava o trigo e a cevada, entre outros produtos agrícolas.

Para a igreja católica, Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, pois comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria, sua santíssima mãe, configurando o dia do nascimento da Igreja.

Para São Lucas, que escreveu para comunidades gregas, Pentecostes aconteceu 50 dias depois da Páscoa, como aquele Pentecostes dos judeus, que comemorava a entrega da Lei no Monte Sinai.

São os apóstolos começam a falar nos vários idiomas presentes em Jerusalém. O milagre de Pentecostes consiste no fato de que todos entendem os apóstolos na sua própria língua e cultura.

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

O feriado de Corpus Christi está ligado à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo, que tem, por sua vez, ligações com a Páscoa judaica (a saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida). A data é celebrada 60 dias após a Páscoa e logo depois do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade.

A vinda do Espírito Santo(Pentecostes) No Cenáculo, estavam os Apóstolos, em oração. Por temor, as portas estavam fechadas, as janelas cerradas, quando, de repente, Jesus se apresenta no meio deles... Uma voz, uma saudação: “A paz esteja convosco!”.

O Dia de Pentecostes está previsto para as seguintes datas: domingo, 28 de maio de 2023. domingo, 19 de maio de 2024.

Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.

A pessoa tem dúvida da igreja, dos pastores, da Bíblia, da Salvação e outras dúvidas mais. Tudo isso amarra a vida material, além de impedi-la de receber o Espírito Santo. Na dúvida ninguém decide nada, tudo fica para depois, inclusive o batismo com o Espírito Santo”, acrescenta o Bispo Edir Macedo.

O repouso no Espírito é um arrebatamento que interrompe o conhecimento que se pode adquirir por si próprio. O Espírito Santo não faz, portanto, um vazio na inteligência, mas suspende temporariamente a sua atividade, fixando-a em Deus. É isto que se chama, em teologia mística, a “ligação das faculdades”.

A presença do Espírito Santo é para todos os cristãos sedentos. Através de sua vida, Deus quer liberar poder para que outras pessoas sejam impactadas.

Se lermos os capítulos que sucedem ao evento de Pentecostes, veremos que um grande fruto dessa experiência foi a missão. Os apóstolos saem, sem medo e com ousadia, para propagar o Evangelho de Jesus Cristo. Como Movimento, neste ano de 2022, somos convocados a esta missão: propagar a cultura de Pentecostes. Saiba como.