Como se chama a comida de Oxóssi?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.

Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi.

Para receber a proteção de Oxóssi, use às quintas-feiras, dia da semana dedicado a esse orixá, roupas ou peças nas cores verde ou azul-turquesa, para representar as matas e a coragem. Ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco, colocando as oferendas na mata, ou em um jardim, debaixo de uma árvore.

Abacateiro, Abre Caminho, Alecrim do Norte, Alecrim Comum, Alfavaca, Aquileia, Arnica do Mato, Chá Verde, Café Folha, Cana do Brejo, Capim Cidreira, Carqueja Amarga, Cipó Caboclo, Cipó Cravo, Cipó são João, Confrey, Hortelã, Ipê Roxo, Jurubeba Mista, Folha de Manga, Louro, Manjericão, Samambaia, Sene.

Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos. Para ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças verdes ou azul-turquesa e ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco. Seus números para sorte: 4, 6 e 42.

Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.

Então Oxossi jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento seu e de seu filho. Por isso Oxossi não leva mel e Logun é lavado com açucar mascavo e gengibre.”

Agradecer e se alimentar
No budismo, diferentemente do candomblé – em que a parte da comida ritual oferecida aos deuses não se pode comer – apenas se oferece aquilo que se consome e as pessoas comem o alimento após tirá-lo do altar. “Nós oferecemos algo que faz parte da nossa vida.

Exu Tranca rua - serventia direta de Oxóssi.

Uma lenda diz que Oxóssi e Oxum: a deusa do amor se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga.

Que Oxóssi me traga a fartura e abençoe meu caminho. Peço a sua bênção, meu Pai Oxóssi, guia meus passos e me proteja.

Oxóssi Meu Pai, caçador do plano espiritual, protetor na força e na fé, elevo meu pensamento a Vós, para pedir por Vossa proteção para minha casa. Com teu arco e tua flecha certeira, defendei-me das ofensas, das desgraças, da miséria, da fome e das pestes. Protegei-me Meu Pai Oxóssi, todos os dias de minha vida!

Quinta-feira: Logun Edé, Oxóssi e Ossain.

Ervas do Orixá Oxossi:
Alfavaca do campo, jureminha, caiçara, arruda, abre caminho, malva rosa, capeba, peregum, taioba, sabugueiro, jurema, capim limão, acácia, cipó caboclo, goiabeira, erva de passarinho, guaco, guiné, malva do campo, são gonçalinho, Louro, cabelo de milho, eucalipto, manjericão, samambaia.

Conteúdo: Erva de passarinho, eucalipto, samambaia, guiné, casca de jurema, arruda e cipó caboclo.