Como se chama a ausculta pulmonar normal?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

À ausculta os sons pulmonares normais/fisiológicos são: Murmurio vesicular: som alveolar bem distribuído por todo o pulmão, com exceção da área sob o esterno; Murmurio broncovesicular: som tubular dos brônquios e bronquíolos de frequência variável, que normalmente só deve ser ouvido no centro do tórax.

- Paciente sentado, com o tórax descoberto, respirando com a boca entreaberta, sem fazer ruído; avaliar o fluxo de ar através da árvore traqueobrônquica, os movimentos respiratórios devem ser regulares e de igual amplitude; comparar regiões simétricas, metodicamente, do ápice até as bases pulmonares.

Murmúrios vesiculares: perceptível em todas as regiões em que o pulmão normalmente está em contato com a parede torácica. São os sons normais da respiração, representa o som causado pela entrada e saída de ar dos pulmões.

O que é Sibilos? Os sibilos são sons ou ruídos respiratórios auscultados (ouvidos com auxílio do estetoscópio) ao exame físico ou relatados pelo paciente. Popularmente, são descritos como chiado no peito, piado, pieira ou miado de gato.

Descrição do exame normal: Precórdio calmo, sem abaulamentos, retrações ou deformidades, ictus cordis palpável 1-2 polpas digitais na linha hemiclavicular esquerda no 5º EIC. Bulhas cardíacas rítmicas, normofonéticas em dois tempos, sem sopros.

Roncos: local da ausculta – primeiramente, sobre a traqueia e os brônquios, mas, se for alto o suficiente, pode ser ouvido sobre a maior parte dos campos pulmonares. Causados por fluido ou muco nas vias aéreas maiores, causando “turbulência” e espasmo muscular. É mais ouvido durante a expiração.

Os sibilos são sons altos, semelhantes a um assobio que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio parcial das vias aéreas.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

Podemos identificar 3 principais padrões respiratórios, na maioria das pessoas: Shallow Breathing. Respiração Abdominal. Presença de Apneia.

5,5 litros

A capacidade pulmonar total é o maior volume que os pulmões e o tórax podem alcançar. É em média igual a 5,5 litros.

São dois tipos: Roncos: sons de baixa frequência, graves. Sibilos: sons de alta frequência, agudos. Em geral, são múltiplos e disseminados por todo o tórax, exceto quando se trata de aspiração por corpo estranho (ou outra forma, como uma neoplasia obstrutiva) – neste caso os sibilos são localizados.

Os ruídos adventícios constituem sons anormais, envolvendo estertores, sibilos e estridor.

Fisiopatologia da sibilância
O sibilo somente na expiração indica obstrução mais leve do que o sibilo durante a inspiração e a expiração, que sugere estreitamento mais grave das vias respiratórias.

Bulhas rítmicas normofonéticas, 2 tempos sem sopro ou BRNF 2t s/ sopros. Lembrar: a ordem dos passos terapêuticos se alteram no abdome, pois a percussão e a palpação estimulam o peristaltismo e assim alteram a ausculta. Examinador à direita do paciente.

Foco pulmonar: localizado no 2º espaço intercostal esquerdo, junto à margem do esterno. Foco tricúspide: localizado na base do apêndice xifoide, ligeiramente à esquerda. Foco mitral (ictus cordis): localizado no 4º e 5º espaços intercostais esquerdos entre a linhas mamilar e para-esternal.

Durante a ausculta dos sons cardíacos, os sons normais estão presentes e são chamados de murmúrio vesicular.

1. Normopneico. Se diz do paciente que está com a respiração normal. O paciente está normopneico e sem febre.

O paciente é considerado normopneico quando sua frequência respiratória estiver entre 16 e 25 rpm.