Como se caracteriza a cantigas de amigo?

Perguntado por: umodesto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Cantigas de Amigo. As cantigas de amigo originam-se do sentimento popular e na própria Península Ibérica. Nelas, o eu poético é feminino, no entanto, seus autores são homens. Essa é a principal característica que as diferencia das cantigas de amor, onde o eu lírico é masculino.

São características principais das Cantigas de Amigo, Exceto: a) Eu lírico feminino. b) Ausência de paralelismos. c) Predomínio da musicalidade.

As cantigas de amigo eram cantigas trovadorescas cantadas em coro e que tinham seu foco em composições regidas pela emoção e sentimentos. Apesar de serem escritas por homens, as cantigas de amigo apresentavam o eu poético feminino, entregando a tristeza da mulher ao ser separada de seu amor ou amante.

Alternativa correta: c) nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino. Enquanto nas cantigas de amor o eu lírico é masculino, nas cantigas de amigo, o eu lírico é feminino. Sendo que em ambas o tema é amor, o eu lírico é a principal características que diferencia ambas.

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

CANTIGA DE AMIGO são cantigas onde o homem amado era chamado de "meu amigo ". O tema era sempre a ausenciado seu amado,que foi lutas em uma guerra ou a abandonou por outra mulher .

As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.

As cantigas de amor tinham como tema o sofrimento amoroso. As de amizade cantavam a saudade do ser amado. Já as cantigas satíricas demonstravam a ousadia do trovador ao criticar a sociedade da época, em que o livre pensamento era combatido pela Igreja.

[ Literatura ] Poema da lírica medieval em que há um sujeito masculino que se dirige a uma mulher amada, geralmente nobre.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

Geraldo Azevedo

Cantiga De Amigo - Geraldo Azevedo - LETRAS.MUS.BR.

Cantigas de amigo
Normalmente, entre casais de origem simples, como os camponeses. São canções, com a repetição de um refrão em cada final de estrofe, que falam sobre a saudade que o eu lírico feminino sente de seu amado, que está distante.

De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.

Tipos de textos do trovadorismo. Os textos do trovadorismo são divididos em quatro principais grupos: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Cantiga de escárnio: são composições em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. Trazem sátiras indiretas por encobrir a agressividade através do equívoco e da ambiguidade.

saudade

Já na cantiga de amigo, o eu lírico é feminino e o tema mais frequente é a saudade e o lamento amoroso da dama que sofre com a ausência do amado.

As cantigas satíricas também são muito características das cantigas que foram produzidas neste período. Eram divididas em dois tipos: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. As duas eram cantigas que faziam sátiras ou deboches, mas existia entre elas a diferença em relação à forma como a sátira era feita.

Amigo nas cantigas trovadorescas tem o mesmo significado que namorado.