Como se calculam os reflexos?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Valor do Reflexo = Base de cálculo / Tamanho do período aquisitivo / 30 * Dias de Direito (R104BFE. DiaDir). Sobre este resultado aplica-se o percentual devido de 1/3 de férias, caso este esteja lançado nas Bases-Percentuais.

Os reflexos no direito do trabalho basicamente ocorrem nos repousos semanais remunerados, gratificação natalina, férias, aviso-prévio indenizado e FGTS, mas podem vir a ocorrer também no cálculo dos adicionais. Por exemplo, um empregado que recebe habitualmente o adicional de horas extras.

FORMA DE CÁLCULO

  1. Somam-se as horas extras do mês;
  2. Divide-se o total de horas pelo número de dias úteis do mês;
  3. Multiplica-se pelo número de domingos e feriados do mês;
  4. Multiplica-se pelo valor da hora extra com acréscimo.

Para fazer a apuração dos reflexos nos depósitos do FGTS devemos simplesmente calcular o valor de FGTS incidente sobre os valores apurados, seja para integração de horas extras em: 1) aviso prévio; 2) férias vencidas e proporcionais; 3) 13º salário; 4) descanso semanal remunerado; 5) feriados.

Para fazer o cálculo é preciso dividir o valor do salário por 30 (conforme artigo 64 da CLT). Como o empregado trabalhou até o dia 17, será feito o seguinte cálculo: salário por dia: 1.200 ÷ 30 = 40; saldo de salário: 40 x 17 = 680.

Nesse caso, o cálculo da hora extra referente ao intervalo intrajornada é o seguinte: você contabiliza 50% multiplicando o quanto se ganha por hora em exercício. Esse valor somado ao quanto é ganho em horas trabalhadas, dá-se o total de lucro por dia.

Desde a edição da lei estabelecendo a incidência do DSR sobre as horas extras, tal verba, juntamente com as horas extras, passou a refletir (através da média aritmética duodecimal) no pagamento das demais verbas salariais pagas anualmente ou em razão da rescisão de contrato de trabalho.

Mas afinal, o que são reflexos das horas extras? Reflexos das horas extras nada mais são do que o resultado dessas horas no 13º salário, férias + 1/3, aviso prévio, FGTS, Descanso Semanal Remunerado, etc.

Embora o título seja definido como “diferença salarial” a essência do título é constituída pelo salário pago no período contratual, e, como tal, é verba de caráter salarial fixa. Gera reflexos sobre: aviso prévio, 13º salários, férias, terço de férias e FGTS.

Para isso, some todas as horas extras feitas até outubro e divida por 12. Multiplique o valor encontrado pelo custo da hora extra e some ao salário bruto, e esse valor deverá ser usado na primeira parcela do 13º. Já em dezembro, a conta será feita referente à segunda parcela e elas devem ser somadas até novembro.

A média deve ser a partir dos últimos 12 meses, no caso, se ele teve horas extras de 110% em apenas 3 meses, então, some as 3 e divida por 12 (ou 11 se ele teve férias acima de 15 dias dentro desses 12 meses), mesma coisa com as extras de 60%.

Como calcular?

  1. salário do mês / horas trabalhadas no mês = valor por hora;
  2. valor por hora / 3 = valor da hora no sobreaviso;
  3. valor da hora no sobreaviso x horas de sobreaviso totais = quantia do adicional no período de sobreaviso.

A legislação determina que as horas extras prestadas com habitualidade devam integrar o salário do empregado para todos os efeitos legais. Sendo assim, elas serão computadas ao salário para o cálculo das férias, 13º salário, aviso prévio indenizado e para a indenização adicional.

Para descobrir quanto se recebe de DSR noturno, basta realizar a seguinte operação: total de horas trabalhadas durante a noite/dias úteis do mês x valor da hora noturna do trabalhador x número de domingos e feriados do mês.

Para calcular, basta dividir o valor do salário mensal pela quantidade de dias do mês da rescisão. Em seguida, multiplique o resultado pelos dias trabalhados.

Quais são os principais cálculos trabalhistas? Os principais são os que dizem respeito a jornada de trabalho do colaborador, como horas extras, férias, demissões, INSS, FGTS que envolvem a folha de pagamento de todo funcionário, traremos exemplos práticos de como criar essas resoluções.