Como se calcula o volume?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³.

Para saber o resultado em litros, é necessário multiplicar a quantidade de metros cúbicos por 1000.

O volume de uma porção do fluido num tubo pode ser escrito como V = A d V=Ad V=AdV, equals, A, d, onde A é a área da seção transversal do fluido e d é a largura desta porção de fluido, veja o diagrama abaixo.

Multiplique o volume pela densidade.
Assim, vai calcular a massa do objeto. Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas. Exemplo: um diamante de 5.0003 de volume e 3,52g/cm3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm3 x 3,52 g/cm3).

O volume de uma caixa é obtido pela multiplicação de três medidas: comprimento, largura e altura.

No caso dos sólidos regulares, como um cubo, medir a massa também é fácil, pois basta colocá-lo em uma balança. Já o volume obedece a fórmulas matemáticas específicas que só precisam ser calculadas. Por exemplo, no caso de um cubo, basta multiplicar sua altura pelo seu comprimento e largura para descobrir seu volume.

Volume é definido como a capacidade que um corpo possui de comportar determinada substância, é o espaço ocupado por um corpo. Figuras geométricas tem volume, exemplo: cilindro, cone, cubo, paralelepípedo, pirâmide e prisma. O cálculo do volume é feito pela multiplicação da área da base pela altura do corpo.

1. Basta calcular o volume de um balde e multiplicar por três. Passando as unidades para decímetro temos que o volume de um balde é 3,14.1,5².3,0 = 21,195 dm³ = 21,195 litros.

Fórmula: V = comprimento x largura x profundidade V = 8 m x 5 m x 1,5 m = 60 m³ (sessenta metros cúbicos), lembrando que 1 m³ (metro cúbico) é igual a 1000 litros. Portanto, 60 m³ é igual à capacidade de 60 000 litros.

Como o cubo é formado por arestas congruentes, ou seja, com a mesma medida. Precisamos, então, apenas conhecer a medida de uma aresta e elevá-la a potência de 3. Onde: V: equivale à medida do volume do cubo.

1 m³ = 1.000 litros
Para isso, basta realizar uma fórmula simples: 1 metro cúbico é igual a 1.000 litros de água.

1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro.

Não há segredos para entender como calcular o metro cúbico. Mas há algumas regras. Basicamente, tudo que você precisa fazer é multiplicar a altura pelo comprimento e depois o resultado, pela largura, assim: A x C x L. O resultado, será a metragem cúbica do espaço designado.

Utilizamos o litro geralmente para medir o volume de líquidos e gases. Essa unidade de medida é bastante comum no dia a dia, pois leite, refrigerante, água, entre outros líquidos, são sempre medidos em litros. O litro (l) possui submúltiplos, que são: decilitro (dl)

c) % Volume/Volume (v/v) - mL (ou L) de soluto em mL (ou L) de solução. Expressa quantos mL de um soluto numa forma líquida há em 100 ml de solução final. Assim, por exemplo, etanol a 75%(v/v), significa que foi misturado a proporção de 75 mL de etanol puro com 25 mL de água.