Como se calcula o tamanho do feto pelo fêmur?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Então para calcular o comprimento do bebê utilizamos uma fórmula que foi publicada na literatura. A fórmula para o cálculo do comprimento do bebê é: Comprimento Fetal = 6,18 + 0,59 x Comprimento do Fêmur em Milímetros.

O médico irá medir a cabeça do bebê, o abdômen e o comprimento do fêmur. Com essas medidas o aparelho traz uma série de fórmulas para calcular o peso do bebê. Desde o advento do ultrassom diversas fórmulas foram desenvolvidas, entretanto a mais usada é a fórmula de Hadlock.

Ultrassonografia – Coxo Femural
O Exame de Ultrassonografia de Coxa Femoral é um método diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência. Com diversas indicações, o exame de ultrassonografia se mostra altamente eficaz para diagnosticar doenças.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatra, a previsão da altura da crianças pode ser feita seguindo a seguinte fórmula:

  • Para meninas: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros - 13) /2.
  • Para meninos: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros + 13) /2.

Uma ultrassonografia. leia mais pode ser utilizada para determinar o tamanho do feto e calcular o peso fetal para confirmar o diagnóstico de bebê grande para a idade gestacional (GIG). Após o nascimento, o diagnóstico de GIG é feito por meio da avaliação da idade gestacional e do peso do bebê.

Uma pessoa de 1,80 m tem um fêmur de aproximadamente 50 cm. Geralmente, o fêmur direito é ligeiramente menor do que o esquerdo. O fêmur divide-se basicamente em cabeça do fêmur, colo do fêmur, trocanter maior e trocanter menor, linha áspera e côndilos femorais.

Os seguintes parâmetros foram analisados: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC) e abdominal (CA), assim como comprimento do fêmur (CF) e diâmetro transverso do cerebelo (DTC).

Durante os primeiros 3 meses ela é mapeada pelo comprimento cabeça-nádega (CCN), já nos meses seguintes a idade gestacional é calculada via 3 medidas importantes: a circunferência cefálica (CC), o comprimento do fêmur (CF) e o diâmetro biparietal (DBP).

É normal ganhar um quilo por mês.
No entanto, para estabelecer uma média, o mais comum é o ganho de 1 a 2 quilos por mês durante o primeiro trimestre. Após esse período, fica em torno de 500 gramas por semana.

O consumo de alimentos com vitamina B6 é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e para a prevenção da depressão pós-parto. O magnésio também deve estar presente nessa fase, pois favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

Fêmur e úmero com medidas menores do que as esperadas para a idade gestacional no exame ultrassonográfico de segundo trimestre podem estar relacionados à trissomia do 21, displasias esqueléticas, ou serem apenas uma variante do normal.

DBP:90,0 MM.

O diâmetro biparietal (DBP): é o diâmetro entre os dois lados da cabeça. Isso é medido após 13 semanas. O comprimento do fêmur (FL): mede o osso mais longo do corpo e reflete o crescimento longitudinal do feto.

Segundo a enfermeira obstetra, Natália Cunha, bebês com mais de 50 cm ou pesando acima de 3,5kg são atípicos. “Normalmente, recém-nascidos nascem com peso entre 2,8kg e 3,5kg, em parto normal ou cesárea”, explica.

Você, com certeza, conhece bebês que nasceram maiores, com mais de 3,5 kg e por volta de 50 cm, e outros, menores, com menos de 3 kg e cerca de 45 cm. A diferença pode parecer pouca, mas é representativa quando se trata de recém-nascidos.

3,5 kg

O peso ideal de uma criança nascida no tempo normal de gestação, ou seja, entre 37 e 41 semanas, está em torno de 3 kg a 3,5 kg.