Como se calcula o perímetro de um polígono regular?

Perguntado por: lrebelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quando o polígono é regular, para calcular o seu perímetro basta multiplicar a medida de um dos lados pela quantidade de lados.

O perímetro de uma figura plana é igual à soma do comprimento de todos os lados dela. Assim, ainda que exista fórmula para algumas figuras planas, basta lembrar que a soma dos seus lados resulta no seu perímetro.

Para determinar o perímetro de um polígono irregular, basta encontrar o total de comprimento dos lados. Para isso, some todos os valores que você anotou. Por exemplo: se os lados do polígono medem 4, 4, 3 e 3 unidades, o total seria de 14 centímetros (o perímetro da forma).

A soma dos ângulos externos de qualquer polígono regular é 360º. Para calcular a medida do ângulo externo de um polígono é preciso dividir 360º pelo número de lados da figura poligonal.

Polígono regular é o polígono convexo que possui todos os lados congruentes e todos os ângulos internos congruentes, ou seja, os lados possuem a mesma medida e os ângulos internos também possuem a mesma medida.

Os polígonos regulares são convexos, equiláteros e equiângulos, pois seus lados e ângulos são congruentes. As três condições devem ser satisfeitas. Um polígono é convexo quando todo e qualquer segmento liga dois pontos em seu interior, sem que nenhuma parte do segmento fique fora da área do polígono.

Perímetro de qualquer polígono regular
Como o pentágono tem cinco lados iguais, o perímetro é calculado multiplicando o comprimento dos lados por cinco. Perímetro do pentágono = 5 x comprimentos lados.

O perímetro de polígonos é definido pela soma de todos os lados. A área de um polígono é calculada a partir da divisão do polígono em figuras cujo cálculo da área é mais fácil, como o triângulo e o quadrado.

O perímetro equivale à soma das medidas de todos os lados de uma figura, independentemente do modo como eles são calculados ou obtidos. Por sua vez, a área de uma figura geométrica corresponde à medida de sua superfície.

Área: equivale a medida da superfície de uma figura geométrica. Perímetro: soma das medidas de todos lados de uma figura. Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Dispondo do valor dos quatros lado da figura geométrica, o perímetro do quadrado pode ser obtido por meio de duas fórmulas, sendo: P = L + L + L + L ou P = 4 x L. No primeiro cálculo, soma-se os quatro lados do quadrado.

A área equivale ao tamanho da superfície, e o perímetro o resultado da soma dos seus lados. Em geral, para encontrar a área multiplica-se a base das figuras pela altura (h). Já no perímetro soma-se os segmentos de reta que compõem o contorno (lados).

Polígono regular e irregular
Um polígono pode ser classificado como regular quando ele possui todas os ângulos e lados congruentes. Ser congruente significa possuir a mesma medida. O triângulo equilátero e o quadrado são exemplos. Quando pelo menos um dos lados é diferente, o polígono é irregular.

Polígono Regular – possui todos os lados e ângulos congruentes. Triângulo Regular • Polígono Irregular – possui lados e/ou ângulos internos com medidas diferentes. Lados e ângulos internos com medidas diferentes.

A fórmula simples para achar a área de um polígono regular (com todos os lados e todos os ângulos iguais) é: área = 1/2 x perímetro x apótema. Em outras palavras, essa fórmula quer dizer que: Perímetro = a soma do comprimento de todos os lados.

Um polígono é considerado regular quando ele é convexo e possui todos os lados e ângulos com a mesma medida.