Como se calcula a taxa de crescimento vegetativo?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Crescimento vegetativo é a diferença entre o número de nascimentos e o número de mortes de uma população. Ele é calculado pela subtração entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada localidade. Esse cálculo resulta em um crescimento vegetativo positivo ou negativo.

O que é Crescimento vegetativo:
Também conhecido como “crescimento natural”, este pode ser classificado em três diferentes categorias: positivo, negativo e nulo.

Taxa de natalidade: número de nados-vivos por 1.000 pessoas no meio do ano. Taxa de mortalidade: número de óbitos por 1.000 pessoas no meio do ano. Crescimento natural: número de nados-vivos menos número de óbitos.

O cálculo é realizado com base na relação entre o número de nascidos vivos em um ano e o número de habitantes do local. O resultado é expresso em porcentagem. Por exemplo, se em um determinado lugar o nasceram 1200 crianças e a população total é de 1.000.000 de habitantes, a taxa de natalidade será de 1,2‰.

O aumento de 7,3 mil habitantes representou uma taxa de crescimento vegetativo de 0,06% no ano, patamar mais baixo do que o registrado em 2020, de 0,33%, ano que detinha a mínima da série histórica iniciada em 2000.

O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).

A população do país chegou a 203,1 milhões em 2022, com aumento de 6,5% frente ao censo demográfico anterior, realizado em 2010. Isso representa um acréscimo de 12,3 milhões de pessoas no período. De 2010 a 2022, a taxa de crescimento anual da população do país foi de 0,52%.

O cálculo é feito da seguinte maneira: nascimentos – mortes + saldo migratório x 100 / população total = Total em %.

O crescimento vegetativo consiste na diferença entre nascimentos e mortes em uma população. O crescimento vegetativo, chamado também de crescimento natural, é calculado pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma população em determinado intervalo de tempo.

Estima-se que o Brasil tenha 202,7 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,86% de 2013 para 2014.

No século XX, o número de pessoas no Brasil aumentou em cinco vezes o seu total. A partir disso ocorreu uma crescente, em 1970 já eram 93 milhões, 1980 a população era de 119 milhões, em 1991 atingiu 146,8 milhões e nos primeiros anos de 2.000 já havia alcançado o elevado número de 165,7 milhões de habitantes.

O coeficiente geral de mortalidade, ou taxa de mortalidade geral, refere-se a toda população e não ao total de óbitos. É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período.

A taxa de natalidade representa o número de crianças nascidas vivas no período de um ano. Exclui-se desse cálculo o número de crianças nascidas mortas ou que morreram logo após o nascimento.

Percentual de incremento médio anual da população residente em determinado espaço geográfico, no período considerado. O valor da taxa refere-se à média anual obtida para um período de anos compreendido entre dois momentos, em geral correspondentes aos censos demográficos. Indica o ritmo de crescimento populacional.

A taxa de crescimento vegetativo será positiva quando o número de nascimentos for superior ao número de mortes, ou negativo se o número de mortes for superior ao de nascimentos. Os índices de mortalidade e natalidade são considerados na proporção de uma pessoa a cada mil por um ano.

A taxa de fecundidade total é obtida pelo somatório das taxas específicas de fecundidade para as mulheres residentes de 15 a 49 anos de idade. As taxas específicas de fecundidade expressam o número de filhos nascidos vivos, por mulher, para cada ano de idade do período reprodutivo.

A taxa por 100 mil habitantes é simples de calcular:

  1. Pegue o indicador principal (número de crimes, nascimentos, mortes, casos de doença)
  2. Divida pela população do local.
  3. Multiplique o resultado por 100.000.