Como se calcula a energia cinética?

Perguntado por: ubittencourt2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Bem, a fórmula para a energia cinética é a seguinte: Energia cinética (EC) é igual a 1/2 vezes a massa do objeto (m), vezes o módulo da velocidade ao quadrado, que podemos pensar aqui apenas como a velocidade ao quadrado (v²).

Para calcularmos o trabalho exercido por uma força constante, é necessário que se multiplique o módulo dessa força pela distância percorrida e pelo cosseno do ângulo que é formado entre a força (F) e a distância (d).

Energia cinética é o tipo de energia que está relacionado ao movimento. Todo corpo que se move está dotado de energia cinética, que é uma grandeza escalar medida em joules. Na montanha russa, ganha-se energia cinética na medida em que a força peso realiza trabalho.

Exemplo. Qual a energia cinética de uma pessoa com 60 kg e que está numa velocidade de 10 m/s? Assim, no instante considerado, a energia cinética do corpo é igual a 3000 J. Leia também sobre Energia.

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida adotada para a energia cinética é o joule (J). A unidade recebeu essa denominação em homenagem ao físico inglês James Prescott Joule.

Entendendo esta relação podemos dizer que a energia (Joule) é igual a Potencia (Watts) multiplicada pelo tempo (segundos).

Energia cinética: é a energia associada ao movimento, tudo que se move e tem massa apresenta energia cinética. Essa energia é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade em que os corpos se movem. Energia potencial: é aquela que depende da posição do corpo.

O Joule [J] refere-se à unidade de medida de trabalho, de energia ou de quantidade de calor equivalente ao trabalho produzido por uma força de 1 (um) newton cujo ponto de aplicação desloca-se 1 (um) metro na direção da força.

Peso de um corpo é a força gravitacional exercida sobre ele. Em outras palavras, podemos afirmar que peso é a mesma coisa que força da gravidade (P = Fg).

A força resultante é a soma vetorial de todas as forças aplicadas a um corpo. De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força resultante é igual o produto da massa pela aceleração.

O valor da energia cinética do corpo é diretamente proporcional ao quadrado da sua velocidade.

Energia cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento. A energia cinética é uma grandeza física escalar, cuja unidade de medida, de acordo com as unidades do SI, é o joule. A energia cinética é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo.

Portanto, a energia cinética do caminhão é de 9000 joules.

Dados: m = 70 kg; v0 = 10 m/s; EC = 500 J.

Quando uma menina pedala uma bicicleta, ela transforma a energia química do seu corpo (que obteve dos alimentos) em energia cinética nas rodas da bicicleta (movimento). Da mesma forma, a energia química contida nos combustíveis dos veículos é transformada em energia cinética, para que eles se movimentem.

A grande energia associada ao carro em movimento (Ec) tem relação direta com a sua massa e velocidade. A Energia Cinética, Ec (kgf. m) do conjunto Carro (veículo + condutor) em movimento com velocidade constante é igual a sua massa multiplicada pelo quadrado da velocidade (m/s), e o resultado dividido por dois.

Histórico: o conceito de energia cinética, como uma força viva, foi criado por Gottfried Leibniz (1646-1716) e Johann Bernoulli (1667-1748).

Energia é uma grandeza física medida em joules que é obtida quando realizamos trabalho. A energia é uma quantidade que se conserva, isto é, não pode ser criada ou destruída. Energia é uma palavra usada nos mais variados contextos, no entanto, no âmbito da Física, designa a capacidade de realizar trabalho.

Um joule é igual ao trabalho realizado (ou energia despendida) por uma força de um newton (N) atuando a uma distância de um metro (m). Um newton é igual a uma força que produz uma aceleração de um metro por segundo (s) por segundo em uma massa de um quilograma (kg). Portanto, um joule é igual a um metro newton.

Um joule compreende a quantidade de energia correspondente à aplicação de uma força de um newton durante um percurso de um metro. Ou seja, é a energia que acelera uma massa de 1 kg a 1 m/s² num espaço de 1 m.