Como se calcula a concentração molar?

Perguntado por: srocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

A concentração molar é a relação matemática entre a quantidade de matéria de um soluto (mol) em determinado volume de solução. A molaridade é calculada pela reação M = n/V, sendo n o número de mols e V o volume de solução. A concentração molar é expressa em mol/L.

Molaridade (M)
A molaridade de uma solução, ou concentração em quantidade de matéria (mol/L), é a relação entre o número de mols de soluto e o volume da solução em litros. Exemplo: qual a molaridade de uma solução de 3L com 87,75g de NaCl?

M= 2,63 mol/L-1
espero ter ajudado!

Conceito de Mol
Mol é uma palavra que vem do latim “mole”, que significa “porção”, “monte”, “amontoado”, “quantidade”. Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³.

Concentração final: Cf = m1 / Vf.

Procedimento: Para fazer soluções de NaCl molar de outras concentrações, diluir a massa de sal para 1000 ml de solução como se segue:

  1. Solução 0,1 M de NaCl requer 0,1 x 58,44 g de NaCl = 5,844 g.
  2. A solução de NaCl 0,5 M requer 0,5 x 58,44 g de NaCl = 29,22 g.
  3. A solução de NaCl 2M requer 2,0 x 58,44 g de NaCl = 116,88 g.

A expressão que permite calcular a percentagem em massa é: % (m/m) = (massa de soluto) / (massa de solução (soluto + solvente)) x 100.

Para calcular o número de mol do soluto, é necessário conhecer a massa do soluto (m1) utilizada na mistura e a sua massa molar (M1). Para calcular o número de mol do solvente (n2), é necessário conhecer a massa do solvente (m2) utilizada na mistura e a sua massa molar (M2).

Resposta verificada por especialistas. Para converter mol/L para g/L basta multiplicar o valor em mol/L pela massa molar. As subdivisões das unidades de cálculo ocorrem pelas variâncias que cada unidade podem assumir.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Cálculos com Mol. A massa atômica dos elementos químicos é encontrada na Tabela Periódica. Por exemplo, a massa atômica de um átomo de sódio (Na) é 23 g. Logo, 1 mol de sódio = 23 g = 6,022 x 1023 átomos de sódio.

A massa molar é a massa (em gramas) de um mol de substância (elemento, íons etc.), e o mol tem uma quantidade de átomos com a massa em gramas igual à massa atômica. Os átomos, elétrons, moléculas e íons são entidades muito pequenas, invisíveis aos olhos humanos.

O número de mol é um conceito da química utilizado para padronizar a quantidade de moléculas presentes em cada substância. Por meio dessa definição, podem ser encontrados os valores de massa, de volume e o número de partículas em um determinado recipiente.

Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:

  1. 1o: multiplicar o número de massa de cada isótopo pela sua porcentagem;
  2. 2o: somar todos os resultados encontrados nas multiplicações do primeiro passo;
  3. 3o: dividir a somatória encontrada por 100.

Dentre as formas quantitativas, as principais são:

  • concentração comum;
  • concentração em quantidade de matéria (molaridade);
  • molalidade;
  • densidade;
  • título;
  • porcentagem em massa e ppm.