Como se calcula a área de um pentágono irregular?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.

Como o pentágono tem cinco lados iguais, o perímetro é calculado multiplicando o comprimento dos lados por cinco. Perímetro do pentágono = 5 x comprimentos lados.

Some a metragem da frente com a dos fundos e divida por 2 e depois some a metragem dos lados e divida por 2. Multiplique estes 2 valores e terá a metragem quadrada do terreno.

Entendemos por loteamento irregular o terreno que tem registro no Cartório de Registro de Imóveis, mas não cumpre com todos os requisitos que são estabelecidos pela Prefeitura local para aquela área.

Os polígonos irregulares são aqueles em que todos os lados e os ângulos têm medidas diferentes.

Como calcular uma área? Para calcular a área de uma superfície, o comum é multiplicar o valor da base (b) pela altura (h) do objeto.

540°

Os pentágonos têm a soma dos ângulos internos de 540°. Assim, no caso de pentágonos regulares, cada ângulo interno mede 108°. Os pentágonos irregulares têm ângulos de medidas diferentes, mas sua soma é sempre igual a 540°.

Podemos encontrar o perímetro de um pentágono somando os comprimentos de seus cinco lados, e podemos encontrar sua área multiplicando o comprimento do apótema pelo comprimento de um de seus lados e multiplicando por 5/2.

Os polígonos regulares são que possuem todos os lados e ângulos de mesma medida. Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a fórmula geral é: semiperímetro multiplicado pelo apótema.

A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.

Área do hexágono irregular
Para calcularmos a área de um hexágono irregular, iremos procurar polígonos regulares dentro dele, calcular a área desses polígonos menores e, por fim, somar tudo para obter a área do hexágono.

Para calcular a área de qualquer triângulo, basta calcular o produto entre o comprimento da base e o da altura e dividir por dois: Exemplo: Calcule a área de um triângulo que possui base medindo 30 cm e altura medindo 22 cm.

Se você foi enganado e comprou um imóvel em loteamento irregular ou clandestino, o contrato de compra e venda pode ser anulado, com a devolução das parcelas pagas. Procure imediatamente o Procon ou o Ministério Público para discutir o caso com o Promotor de Justiça.

Soma-se a frente e o fundo e divide-se por 2. Soma-se os lados e divide por 2. Com ambos resultados agora multiplicar que encontrara a área em m².

Através de uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) é possível emitir o histórico da Edificação. É este documento que comprova a situação da edificação e diz se ele está regular ou irregular. Você precisará informar o número do contribuinte (SQL – Setor Quadra Lote).