Como se calcula a ampliação de um microscópio?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A ampliação total é o produto da ampliação da obje- tiva pela ampliação da ocular (exemplo, ampliação da ocular 10x, ampliação da objetiva 20x, ampliação total é 10 x 20 = 200x.

Quando usamos uma lente simples, como uma lupa, basta dividir esta distância pela df da lente para ter o aumento aproximado. Assim, uma lupa com 5 cm de df (20 dioptrias) daria 25/5= 5X de ampliação. Míopes conseguem maiores ampliações, já que podem focalizar mais perto do olho.

A maioria dos microscópios ópticos permite uma ampliação de 40x até 1000x. Ele é considerado composto, pois apresenta dois sistemas de lentes: Ocular: Fica próximo ao olho do observador. A lente ocular geralmente amplia 10x.

Geralmente, um microscópio tem três ou quatro lentes objetivas, proporcionando poderes de aumento que variam de 4x, 10x, 40x e 100x.

O poder de resolução é a capacidade que o microscópio possui de distinguir dois pontos adjacentes. Na prática, o poder de resolução é expresso pelo limite de resolução e, que é a menor distância que pode existir entre dois pontos para que apareçam individualizados.

O aumento final da imagem é dado pela multiplicação do aumento da ocular pelo amento da objetiva.

O óleo de imersão deve ser utilizado sempre que for usada a objetiva de 100X (aumento da imagem 1000X). Deve ser aplicada uma gota do óleo sobre a lâmina ou a lamínula (o que for entrar em contato com a objetiva do microscópio). A objetiva deve deslizar sobre o óleo.

micrômetro

A unidade de medida usada para as dimensões de objetos vistos em microscopia de luz é o micrômetro. Sua abreviatura é µm. 1.000 µm cabem em 1 mm e 1.000 mm cabem em 1 m. Um micrômetro corresponde, portanto, a um milésimo de um milímetro e a um milionésimo de um metro.

O grau de ampliação de um microscópio composto é na verdade o produto de ampliação de cada uma das lentes. Por exemplo, se tivermos um microscópio com uma lente ocular que aumente 10 vezes, e uma lente objetiva que aumente 40 vezes, o produto final de magnificação é de 400 vezes.

Calcula-se o aumento da imagem obtida ao M.O. multiplicando-se o valor do aumento da ocular pelo valor do aumento da objetiva.

Este microscópio trabalha com aumentos que variam de 50 a 1000x no modo Low Mag, e no modo Zoom, de 200 a 200.000x (HC), e 4.000 a 600.000x (HR).

Ampliação, algumas vezes simplesmente aumento, é o processo de aumentar alguma coisa somente em sua aparência, não em seu tamanho físico. Este aumento é quantificado por um número calculado também chamado "magnificação".

A ampliação total do microscópio é determinada pela multiplicação da ampliação da objetiva pela ampliação da ocular. A maioria dos microscópios de qualidade educacional tem uma ocular de 10x (ampliação de 10 potências) e três objetivas de 4x, 10x e 40x para fornecer níveis de ampliação de 40x, 100x e 400x.

Resposta verificada por especialistas. No microscópio óptico, o aumento de 10X da lente ocular com o aumento de 100X da lente objetiva leva a um aumento de 1000X, isso porque as lentes oculares servem para ampliar o que já foi aumentado pela lente objetiva.

Objetivas: são as lentes situadas perto da preparação, ampliando a imagem desta. Na superfície de cada objetiva estão indicadas o aumento, a abertura numérica e ainda há um anel colorido que indica o aumento: vermelho 4X, amarelo 10X, azul 40X e branco 100X (esta última de imersão).

Como se calcula o aumento final do objeto após a focalização? R. O aumento final é calculado multiplicando-se o valor que está impresso na objetiva pelo valor que está impresso na ocular, por exemplo: valor da ocular (10 X) X valor da objetiva (40 X) = aumento total de 400 X.