Como se cadastrar no sistema Cross?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Para acesso ao Portal CROSS e necessário: • Acesso à internet; • Liberação do site www.cross.saude.sp.gov.br; • Login e senha.

De autoria do deputado Marcos Neves (PV), a Lei 16.287/2016, estabelece que, nos municípios com mais de 100.000 habitantes, as unidades básicas de saúde deverão ofertar aos pacientes o agendamento de consultas e de exames laboratoriais pelo sistema CROSS.

O acompanhamento da lista pode ser feito de duas formas: 1- Campo Lista de espera para cirurgia, na página principal. 2- No Menu Paciente, imediatamente abaixo da marca Into, no lado esquerdo do site.

O cidadão acessa suas informações por meio do celular, computador ou tablete, utilizando apenas o CPF, no momento que precisa. "O Conecte SUS Cidadão revoluciona a saúde brasileira, inserindo o País na vanguarda da estratégia em Saúde Digital.

Para isso, basta informar o número do seu Cartão SUS e o código de acesso constante no cupom de agendamento/solicitação da consulta.

Atualmente, é realizada diretamente pelos serviços de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde (SMS), com auxílio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e de centrais de leitos municipais de cidades polo para esse tipo de atendimento.

A vaga zero foi criada para acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, o que não tem sido respeitado, em boa parte dos encaminhamentos.

O CROSS não é uma fila de espera. A decisão de quem tem a prioridade é de médicos e segue de acordo com os prognósticos, ou seja, leva em conta o menor risco do paciente e a maior chance de alcançar o resultado com a utilização de determinado recurso.

No que se refere às centrais de regulação, segundo a mesma portaria, os membros integrantes da equipe devem ser os médicos reguladores, as telefonistas auxiliares de regulação (TARM) e os rádio- operadores (RO).

Um solicitante, que pode ser uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um pronto-socorro, faz o pedido da vaga na Central de Regulação. O médico que recebe a solicitação lê a ficha, e, se houver necessidade, discute com outros médicos qual o melhor recurso para o caso.

Conceitualmente, a fila de espera ocorre sempre que a procura por determinado serviço é maior que a capacidade do sistema de prover os serviços. Portanto, a fila de espera é composta, por usuários que aguardam o mesmo procedimento ou serviço de saúde cuja demanda é maior que a oferta.

Nas demandas de usuários do Sistema Único de Saúde – SUS por acesso a ações e serviços de saúde eletivos previstos nas políticas públicas, considera-se excessiva a espera do paciente por tempo superior a 100 (cem) dias para consultas e exames, e de 180 (cento e oitenta) dias para cirurgias e tratamentos.

O tempo de espera para fazer a cirurgia bariátrica no sistema público de saúde gira em torno de quatro a seis anos, mas o prazo pode variar em cada região do país.

Para fazer cirurgia pelo SUS, o paciente não precisa se preocupar com nada disso. O sistema é financiado com dinheiro de impostos e todos podem utilizá-lo. Mas é necessário fazer um cadastro e entrar em uma fila de espera que, dependendo do procedimento, pode demorar anos.

Você pode adquirir medicamentos pelo SUS mesmo se a receita for de um médico ou dentista particular ou de um convênio.

Agora, mesmo com um pedido feito na rede privada, o paciente pode fazer o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para que isso ocorra, o decreto, publicado nesta terça-feira (19) no Diário Oficial, estabelece que o usuário deve ser assistido por ações e serviços de saúde do SUS.

Solicitar o prontuário não exige documento específico. Pode ser feito por meio de uma requisição simples em que constem dados e assinatura do paciente. Afinal, como adiantei acima, as informações de saúde são dele, estão apenas guardadas nas dependências das unidades de saúde ou em sistemas online com essa finalidade.