Como se brincar de Gavião e passarinho?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Cada criança se aninha em um galho como um passarinho e escolhem uma para ser o gavião, que será o pegador. Os passarinhos devem bater asas, cantar e assobiar para tentar distrair o gavião, que vai tentar pegar todos os passarinhos quando eles estiverem fora de seus ninhos.

A brincadeira gavião e passarinho foram criadas pelo povo indígena Kalapalo, situados no Mato Grosso, região centro-oeste do Brasil. Gavião e passarinho é uma brincadeira muito comum do povo Kalapalo, pode ser praticada por diferentes indíviduos.

As crianças se dividem em dono da plantação, cachorro, ladrão e melancias. Aqueles que fazem as vezes de melancia ficam de cócoras. O ladrão quer roubar as melancias da plantação. Ele pega as melancias (crianças) e sai correndo para guardá-las longe dali, mas o dono e o cachorro têm que tentar impedir o roubo.

Alimentação Sendo um exímio caçador, alimenta-se de roedores, lagartos, filhotes de outras aves e artrópodes. De um poleiro, observa atentamente e daí parte para caçar a presa que movimenta no solo.

Curiosidades: Bastante forte e ágil, a harpia é capaz de arrancar bichos-preguiça agarrados a galhos de árvores, e capturar presas sem que, para isso, interrompa o voo. O poder de visão do gavião-real é cerca de oito vezes mais potente que o de indivíduos de nossa espécie.

Enquanto que nas regiões mais frias, como nas serras catarinenses, os gaviões podem estar ativos somente a partir das 10:00 h se estendendo até as 15:00 h. Após esses horários a chance de topar com um indivíduo em voo diminui drasticamente.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Macho e fêmea se comunicam por um canto longo, contínuo e fino.

Guaraná A brincadeira guaraná é feita por duas pessoas (ou equipes). Dispostas frente a frente, uma das pessoas terá posse de um objeto (que será a semente de Guaraná), que pode ser uma simples pedrinha ou bolinha. A pessoa que estiver sem a semente do guaraná começa dizendo: - De onde vem? A outra responde: - Do Pará.

Todos pulam para o lado do mar. Ao ouvirem: terra! Pulam para o lado da terra. Quem pular para o lado errado ou fizer menção de pular quando não deve pular, sai.

Jeito de brincar
Uma das crianças é escolhida como pegador e corre atrás das outras do grupo. Se pegar um dos participantes, ele fica parado, como se estivesse colado. Se outra criança encostar naquela que está colada, ela descola e volta para brincadeira. Se uma criança for colada três vezes, passa a ser o pegador.

Dois participantes ficam vendados, um é o leão, o outro é a presa. A atividade pode ser feita na sala, no quarto, o espaço delimitado. Ambos se movem devagar,quando o leão estiver perto da presa, os outros participantes devem falar bem alto mbube, se o leão estiver longe tem que chamar baixinho, mbube!!

Jeito de brincar
Forma-se uma fila e uma pessoa fica de fora. Ela pergunta: "Cadê o grilo?". O primeiro da fila responde: "Está lá atrás". A pessoa corre até o final da fila para pegar o último colega, que deve correr até o início da fila para fugir do pegador.

Conforme o sol incide sobre o graveto, sua sombra se formará apontando para algum ponto desse relógio e, com o passar do tempo, essa sombra mudará de lugar. Isso fará com que a criança perceba que a posição do sol tem tudo a ver com a duração do dia!

praia de Águas Belas

A praia de Águas Belas fica localizada aonde " O sol beija a Lua e o Rio abraça o Mar". Esta praia é um presente de Deus. Atende a todos os gostos. Com maré baixa, forma inúmeras piscinas naturais proporcionando recreação segura.

Continuar lendo Por que o gavião grita?