Como se brinca de pega bandeira?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Cada uma escolhe um campo e coloca a sua "bandeira" no centro da linha de fundo do campo adversário. O objetivo é recuperar a bandeira sem ser tocado. Quem for pego fica parado no lugar até que um colega de equipe se arrisque a salvá-lo.

Como brincar
O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado, no território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário.

O objetivo do jogador é conseguir entrar no campo do adversário sem ser queimado, pegar a bola que não é usada e voltar para seu campo. Os mortos (pessoas que forem queimadas com a bola durante o jogo) ficam nas laterais. Se um dos mortos pegar a bola, ele pode tentar queimar pessoas do time adversário.

Local: Onde se possa correr. Antes de começar o jogo, um participante deve ser designado como o “pegador” (“perseguidor”). O “pegador” fecha os olhos e conta até dez enquanto os outros jogadores se dispersam. A brincadeira começa quando o “pegador” corre atrás dos outros, que tentam evitar serem apanhados.

Capturar a bandeira
Capturar a bandeira
N.º de jogadoresUm grande grupo, de mais de 6 pessoas em um time
Tempo de jogo10 a 30 minutos
Outros nomesRouba bandeira, Pique bandeira, Bandeirinha, Pique-Bandeira, Bandeirinha Guerreou, Bandeirinha-Estourada, Rouba-Bandeira, Barra Bandeira e Pega Bandeira.

3º - O salve-bandeira é uma atividade mista, onde a quantidade de meninos e meninas inscritos na equipe deve ser 50%, ou seja, o máximo de 05 meninos e 05 meninas inscritos por equipe. Art. 4º - É considerado “congelado (a)” quando o jogador for tocado em campo adversário em qualquer parte do corpo ou vestimenta.

1. pano, geralmente retangular, de uma ou mais cores, com ou sem emblema, que serve de distintivo a uma nação, agremiação, sociedade, corporação, etc. 2. peça de tecido de formato, tamanho e cor convencionais, usada para diversos fins (sinalização, informação, etc.)

Segundo às normas da ONU, a bandeira do país de origem deve ficar no meio, e as dos outros países devem ser colocadas da esquerda para a direita seguindo a ordem alfabética. Quando não for possível pendurar as bandeiras na parede por falta de espaço , pode-se colocá-las no sentido vertical Page 4 .

O rouba bandeira é uma brincadeira antiga, chegou ao Brasil nessa época, ou se popularizou nos anos 70/80. Mas na verdade foi iniciada pelos escoteiros, segundo consta no ano de 1947. Chamada pelos americanos de Capture the Flag, essa brincadeira tem variações e obviamente sofreu alterações regionais.

Modo de brincar
A ordem consiste em achar um determinado objeto; caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido, ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma música, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.

Jeito de brincar
Para brincar, é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro.

Um representante de uma das equipes vai até o time adversário e passa de um em um, batendo levemente nas mãos estendidas, sendo que a qualquer momento ele deve dar um toque mais definido em um dos adversários gritando “Barra manteiga, na fuça da nega” e correr de volta em direção ao seu campo.

Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores. De modo geral, eles estão divididos nos que capturam e nos que devem fugir.

A brincadeira ganha nomes diferentes, como picula, trisca, manja e pira. Nessa brincadeira, a turma se divide entre pegador e fugitivos. É bastante comum também a variação em que o grupo se divide entre pegadores e fugitivos, já que quem é capturado tem que ajudar o pegador a "caçar" os outros participantes.

Há versões apresentadas pelas crianças nas quais o que muda é o jeito de escolher o pegador (também chamado de "pega"). Também existem variações referentes ao nome do pegador (conhecido por polícia, zumbi, gato, velociraptor, bruxa etc.) e do fugitivo (apelidado de ladrão, rato, galinha e outros).

AULA 1: Pega- Pega
Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores.

Esse é o tipo de atividade que estimula fortemente a agilidade de raciocínio, além da estratégia de jogo, para conquistar a vitória, além da própria socialização e do espírito de equipe, tão importante às crianças. A faixa etária ideal para essa brincadeira é acima de 8 anos.