Como se brinca de cola?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Uma das crianças é escolhida como pegador e corre atrás das outras do grupo. Se pegar um dos participantes, ele fica parado, como se estivesse colado. Se outra criança encostar naquela que está colada, ela descola e volta para brincadeira. Se uma criança for colada três vezes, passa a ser o pegador.

Um jogador é escolhido como pegador, e os demais fogem dentro dos limites estabelecidos previamente. Quando um jogador é pego, ele deve ficar parado no lugar em que foi pego até ser salvo por algum outro jogador. Para salvar um colega pego, o jogador deve agachar e engatinhar por entre as pernas desse jogador.

Pega-pega ou pique-pega
Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores.

Pega-pega, também chamado de pique-pega, é uma brincadeira muito famosa entre as crianças. É um jogo simples no qual um dos jogadores é o pegador e os outros precisam fugir para não serem pegos.

A brincadeira chamada “milking” começou em Newcastle, na Inglaterra, com um grupo de estudantes que gravou cenas de pessoas se banhando em leite e as divulgou no YouTube, o que gerou mais de 200 mil visualizações em menos de uma semana.

Creio que todo mundo conheça o significado da expressão "café-com-leite". Quando crianças estão participando de um jogo ou de uma brincadeira e acontece de uma delas querer entrar, mas não apresentar condições de acompanhar as regras ou de envolver-se do mesmo modo que as outras, ela é admitida em caráter especial.

Jeito de brincar
Cada grupo fica em uma das extremidades de uma quadra, de um campo ou da rua. A mamãe da rua se posiciona no meio, entre os dois grupos. Ela precisa correr e pegar quem cruza a quadra, de um lado para o outro, pulando em um pé só. Quem ela conseguir pegar, passa a ser a mamãe da rua.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Jeito de brincar
A primeira pessoa que for pega deve ficar parada, de pernas abertas. Ela está "congelada". Um dos outros participantes deve passar entre as pernas de quem está "congelado". Assim, ele será salvo.

Jeito de brincar
O grupo escolhe o pegador, que corre atrás dos fugitivos. Quem for pego vira estátua, fica parado, fazendo pose. Para voltar à brincadeira, um participante que não foi pego precisa imitar a pose da pessoa congelada.

Cada uma escolhe um campo e coloca a sua "bandeira" no centro da linha de fundo do campo adversário. O objetivo é recuperar a bandeira sem ser tocado. Quem for pego fica parado no lugar até que um colega de equipe se arrisque a salvá-lo.

A Batata Quente tradicional consiste em todos sentarem em uma roda e passar a “batata” (que pode ser qualquer objeto) até alguém determinar que ela deve parar. Quem ficar com a batata é o responsável por contar o tempo na próxima rodada. Com o celular, a brincadeira fica mais fácil.

Jeito de brincar
Para brincar, é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro.

A disputa é iniciada pelos dois times com a marca central do cabo coincidindo com a linha central. O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central com sua marca de quatro metros do cabo. Outra forma de vencer a disputa é conseguir fazer o oponente cometer uma falta.

Seja como for, o pique não exige nenhum equipamento especial, nem quadra nem uniformes. Basta alguém querendo perseguir alguém e outras pessoas loucas para correr o mais rápido possível, tentando evitar que sejam apanhadas porque, se forem, vão ter de perseguir as demais.

Enquanto praticam o pique-ajuda, o pegador deve correr com o objetivo de tocar uma outra criança que esteja fugindo. Assim que for tocada pelo pegador a outra criança se torna pegadora também e passa a ajudar a tocar outros colegas. A brincadeira termina quando todas as crianças forem pegas.