Como se brinca de cadeira livre?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

A pessoa chamada é escolhida aleatoriamente, sendo qualquer pessoa do círculo. Esta pessoa deverá ir mais depressa possível até a cadeira e sentar. Dessa forma, a cadeira em que essa pessoa estava sentada ficará livre, o que possibilita o início de um novo ciclo: " eu sentei", "no jardim ", "com meu amigo Ciclano".

A dança em cadeira de rodas surgiu na década de 60 na Europa, em forma recreativa, depois se difundiu para o resto do mundo. (KROMBHOLZ, 2001). Uma das possibilidades desta dança é a versão esportiva, que incentiva a competição entre casais, sendo eles formados por uma pessoa usuária de cadeira de rodas e a outra não.

O conceito de brincadeira, segundo o dicionário, é a ação de brincar, divertir, entreter, distrair. Geralmente são jogos livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre a brincadeira para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa.

São os pistões que proporcionarão o giro da cadeira no caso de cadeiras giratórias e é o responsável por oferecer a função de “subir e descer” a cadeira, variando a pressão do ar que é o que nos permite modificar a altura do assento.

As regras de um jogo são os elementos que definem sua coerência e estrutura. Apesar de um mesmo jogo poder ser praticado com variações, determinadas mudanças em um padrão de regras podem dar origem a novos jogos.

Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário.

Jogos de Regras
Este tipo de jogo continua durante toda a vida do indivíduo (esportes, trabalho, jogos de xadrez, baralho, RPG, etc.). Os jogos de regras são classificados como: sensório-motor, exemplo futebol, e intelectuais (exemplo xadrez).

Jeito de brincar
Em roda, sentados no chão, os participantes passam a batata quente (que pode ser uma batata, uma pedra, uma bola de meia etc.) de um para o outro, enquanto alguém canta os versos abaixo. Quando parar de cantar, quem estiver com a "batata" na mão sai da roda. Ganha quem ficar por último.

Dança das Cadeiras é um jogo/brincadeira realizado para o divertimento de um grupo de pessoas, independente das suas idades. O jogo consiste numa roda de cadeiras e outra de pessoas, sendo que o número de assentos deve ser sempre um a menos em relação aos indivíduos participantes.

Fundada em 1994, como tantas outras na Itália surgiu como uma empresa familiar. Seu foco principal está no desenvolvimento de vestuário, bijuterias e calçados femininos.

As brincadeiras folclóricas reúnem diversos jogos tradicionais e populares. São muito utilizadas na educação infantil, pois além de divertirem, trabalham com a cognição, a coordenação, a criatividade, a concentração e desenvolve a interação social das crianças.

Modo de brincar
A ordem consiste em achar um determinado objeto; caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido, ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma música, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.

Mantenha as costas retas ao contrair os músculos abdominais e dorsais. Se a cadeira não tiver braços, apoie as mãos sobre as laterais do assento. Ao se levantar, preste atenção para não se apoiar apenas com uma mão porque isso pode prejudicar suas costas ou fazer você cair.

Como o nome sugere, este mecanismo sincroniza o movimento de inclinação do assento e do encosto. Tornando assim a cadeira mais ergonômica e confortável. Este mecanismo também chamado de excêntrico, possibilita a trava do relax na posição desejada pelo usuário.

Com uma alavanca lateral posicionada abaixo do acento da cadeira, o mecanismo de ajuste de altura é ideal para quem diversas pessoas possam usar a mesma cadeira, mesmo que tenham alturas diferentes.

As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.

Exemplos de jogos competitivos

  • Xadrez.
  • Damas.
  • Jogo da velha.
  • Stop, adedanha/adedonha.
  • Queimado/queimada.
  • Jogos de pique (pique-pega, pique-bandeira, pique- esconde, etc.)
  • Jogos de baralho (truco, sueca, buraco, copas fora, etc.)
  • Os esportes (vôlei, futebol, basquete, tênis de mesa, judô, etc.)

MOBA, RPG, MMORPG, FPS e mais: entenda significado dos gêneros de games

  • Ação.
  • Ação e Aventura.
  • RPG (Role-Playing Games)
  • Simulação.
  • Puzzle e Party Games.
  • Esportes.
  • Estratégia.

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.

Assim que o grupo fala "dois ou um", todos mostram, ao mesmo tempo, um ou dois dedos. Todos os que colocam um número de dedos diferente da maioria são eliminados. Deve-se tirar "dois ou um" até sobrar apenas duas crianças.