Como se brinca de biloca?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Na primeira, os jogadores fazem um risco no chão e cada um joga a sua biloca, para decidir qual será a ordem das jogadas. Quem jogar a bolinha em cima do risco será o primeiro. Quem ficar antes do risco será o segundo. Aquele que jogar a bolinha depois do risco será o terceiro.

Bolinha de gude: como jogar
Desenhe um triângulo ou um círculo no chão. Espalhe as bolinhas dentro da área desenhada. Em cada lugar do Brasil, a brincadeira pode ter um objetivo.

Caçapinha, buracão, peteleco, fubeca e barroca são alguns dos nomes das brincadeiras de rolar a bolinha de gude, também chamada de bila, peteca, bolita e bulita, entre outros.

Cada grupo deve sentar no chão e colocar as mãos nos ombros da criança à sua frente, formando assim uma "cobra" (significado da palavra banyoka no Zaire e Zâmbia). Cada "cobra" deve se movimentar sem se soltar até chegar na linha de chegada. quem chegar mais rápido, vence.

VACA AMARELA BABOU NA PANELA QUEM FALAR PRIMEIRO BEBE TODA A BABA DELA. VACA AMARELA É UMA PARLENDA TRADICIONAL DO FOLCLORE BRASILEIRO.

Jeito de brincar
Os jogadores colocam 16 bolinhas sobre uma mesa. Depois, decidem quem começa o jogo (Veja Fórmulas de Escolha ). O jogador ganha as bolinhas que conseguir acertar e vence o jogo quem acertar mais bolinhas.

Nela, um dos participantes é escolhido para comandar a brincadeira, enquanto os outros formam uma reta, um ao lado do outro. A criança escolhida dará orientações aos colegas com as palavras “morto” e “vivo”. Quando ouvirem “morto”, os participantes deverão se agachar, ao ouvirem “vivo”, deverão se levantar.

A peteca é colocada em jogo por meio do saque; o jogador golpeia o objeto com a mão a fim de que ela passe por cima da rede. Em seguida, ela precisa ser devolvida para a outra quadra em um único toque e sem tocar no chão.

A disputa é iniciada pelos dois times com a marca central do cabo coincidindo com a linha central. O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central com sua marca de quatro metros do cabo. Outra forma de vencer a disputa é conseguir fazer o oponente cometer uma falta.

Jeito de brincar
Para brincar, é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro.

6 brincadeiras antigas que estimulam

  1. Amarelinha. Lembra como o asfalto ficava marcado com os desenhos da amarelinha depois que a diversão terminava? ...
  2. Passa-anel. Apesar do nome, qualquer objeto pequeno pode fazer o papel do anel! ...
  3. Bolinha de Gude. ...
  4. Esconde-esconde. ...
  5. Cinco Marias. ...
  6. Pique-bandeirinha.

Berlinde ou bola de gude é uma pequena bola de vidro maciço, pedra ou metal, que pode ser translúcida, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos infantis.

Um participante por vez lança sua bila tentando aproximá-la ao máximo de uma das linhas do triângulo. Depois que todos fazem seus lançamentos, se aproximam do triângulo para verificar quem conseguiu chegar mais perto. O que chegar mais perto será o primeiro a jogar e assim sucessivamente.

'Terra-mar' (Moçambique)
De um lado se escreve “terra”, no outro “mar”. Inicie a brincadeira com todas as crianças do lado “terra”. Ao falar “mar”, todas devem pular para o lado indicado, assim como ao falar “terra”, devem pular para o lado dito. Quem pular para o lado errado sai.

Cabas-Maë Brincadeira típica dos Tikunas, a brincadeira começa com a divisão em dois grupos: roçadores, que devem cuidar da roça, e cabas, os ninhos de marimbondos. Os cabas formam uma roda sentados, de mãos dadas, representando os ninhos. Eles devem cantar e balançar as mãos para cima e para baixo.

Pegando do chão
Espalhe os cinco saquinhos (ou pedrinhas) no chão. O melhor jeito é jogá-los para cima e deixar cair de qualquer jeito, sem que fiquem muito longe um do outro. 2. Escolha um saquinho, jogue-o para cima e pegue outro do chão com a mesma mão.

Nesse jogo, cada participante, fica com os olhos vendados e depois de girar algumas vezes, assim perdendo a noção de onde está, tem o desafio que é encontrar o burrinho e colocar o rabo no lugar certo do painel. Ganha a brincadeira quem colocar o rabo do burro mais próximo do lugar certo.

Esse jogo pode ser realizado dentro de sala de aula ou em espaços menores. Um pegador tem seus olhos vendados. Depois de girar o corpo em torno de si mesmo algumas vezes, tenta pegar os demais. Aos demais, cabe apenas tentar fugir e tentar confundir o pegador.

A brincadeira chamada “milking” começou em Newcastle, na Inglaterra, com um grupo de estudantes que gravou cenas de pessoas se banhando em leite e as divulgou no YouTube, o que gerou mais de 200 mil visualizações em menos de uma semana.