Como se avalia o trofismo muscular?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

A avaliação é física e deve ser feita com o paciente em repouso. O profissional responsável pela avaliação faz testes de toque (apalpação) no grupo muscular que está sendo analisado. Se houver rigidez ou perda de resistência do músculo é possível que exista algum problema de tônus muscular.

O tono muscular é avaliado pela palpação dos músculos, movimentação passiva dos membros e balanço passivo de extremidades.

No entanto, quando há um aumento do tônus muscular isso é devido a alguma doença, sendo que esse aumente anormal é conhecido como hipertonia. Enquanto isso, o trofismo diz respeito ao volume da massa muscular que existe no corpo.

Escala de Força Muscular de Kendall:O teste de força muscular é feito para determinar a capacidade dos músculos ou grupos musculares para funcionar em movimento e sua habilidade para prover estabilidade e suporte.

Nos membros, inspeciona-se a fraqueza (um membro fraco estendido move-se para baixo), o tremor e outros movimentos involuntários. A força de grupos musculares específicos é testada contra resistência, comparando-se um lado do corpo com o outro. No entanto, a dor pode impedir um esforço total durante o teste de força.

É definido como contratura muscular, o encurtamento de um músculo ou de outros tecidos moles que cruzam uma articulação, resultando em limitação da mobilidade articular e atrofia muscular ou hipotrofia como a perda de trofismo(1-3).

Nos membros, inspeciona-se a fraqueza (um membro fraco estendido move-se para baixo), o tremor e outros movimentos involuntários. A força de grupos musculares específicos é testada contra resistência, comparando-se um lado do corpo com o outro. No entanto, a dor pode impedir um esforço total durante o teste de força.

O tônus muscular pode ser examinado pela inspeção, palpação e movimentação passiva. A inspeção revelará o estado do trofismo muscular e a presença de atitudes anormais ou movimentos involuntários. As atrofias musculares acompanham as lesões do neurônio motor inferior, por exemplo.

Significado de Troficidade
substantivo feminino [Fisiologia] Função ou relação trófica. Etimologia (origem da palavra troficidade). Trófico + dade.

Ao contrário, um músculo que perde a inervação, ou que é mantido imobilizado, pode sofrer um processo chamado de hipotrofia ou atrofia muscular, que se caracteriza pela perda da massa muscular (diminuição do conteúdo protéico da célula muscular).

Há dois tipos de tônus muscular, o FÁSICO, que se caracteriza por uma contração rápida e envolve as estruturas apendiculares (Tônus de Ação), e o Tônus POSTURAL, decorrente de uma contração prolongada.

A escala mMRC é um instrumento mui- to útil e conhecido para estimativa da dispneia decorrente de atividade física em pacientes com DPOC. Estudos demonstram que a es- cala é efetiva em predizer a mortalidade na DPOC16, além de apresentar boa correlação com o prognóstico da doença17.

O Medical Re- search Counicil (MRC) é um instrumento simples adap- tado para a avaliação da força muscular em pacientes críticos. Neste escore, seis movimentos de membros superiores (MMSS) e membros inferiores (MMII) são avaliados.

A escala Perme, é responsável por fornecer uma pontuação total do status mobilidade em um período especifico de tempo, tem sua especificidade voltada para o desempenho físico de pacientes críticos que necessitam de cuidados intensivos, como o uso de sedação, juntamente com VM, e acessos, limitando a atividade física e ...