Como se apresentar em um texto exemplo?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Portanto, você deve se apresentar: dizer seu nome, idade, onde mora, com quem mora etc. Pode, também, contar um pouco sobre sua família, sua infância e sua trajetória até chegar aonde chegou.

Você precisa falar sobre suas melhores características e habilidades, que podem ajudar a empresa, na vaga para a qual está disputando. Mas não de uma forma mecanicista, mas sim, integrada em uma narrativa interessante, sincera e coesa.

Diga o seu nome e pergunte o nome da pessoa. Se a apresentação for formal, fale: "Olá, eu sou [nome][sobrenome]". Se for uma apresentação informal, diga: "Oi, eu sou [nome]." Logo depois de dizer seu nome, pergunte o nome da pessoa, dizendo: "Qual o seu nome?" em um tom agradável.

As principais técnicas para iniciar bem, ao fazer uma apresentação, são:

  1. Citar outra pessoa. ...
  2. Aliás, não tenha medo de utilizar o humor. ...
  3. Conte uma história. ...
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante. ...
  5. Faça uma pergunta retórica. ...
  6. Cite estatísticas notáveis. ...
  7. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.

Seja positivo, conciso e confiante, mas nunca arrogante. Não cite qualidades negativas e nem se critique, mas não finja vergonha na hora de discutir seus pontos positivos. Detalhar suas conquistas e seus atributos positivos de forma confiante é importante para mostrar que você é o candidato ideal para a vaga.

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

O que escrever na carta de apresentação?

  1. Faça um cabeçalho. ...
  2. Comece a carta de apresentação com uma saudação. ...
  3. Fale sobre você e suas experiências acadêmicas e profissionais. ...
  4. Mostre que você pode contribuir para a empresa. ...
  5. Demonstre que pesquisou sobre a empresa. ...
  6. Despedida e assinatura.

Separamos alguns exemplos de redação de quem sou eu prontas, que você pode usar e personalizar para se encaixar com você: 1) “Meu nome é João e, após trabalhar por 5 anos na área de T.I., estou procurando novos desafios para que eu possa ascender na minha carreira profissional e ajudar minha equipe a prosperar.”

Fale de características suas que agradam outras pessoas e de conquistas das quais você se orgulha. É clichê mas é verdade: ninguém é perfeito. Assuma suas limitações, mas sempre deixando claro sua intenção de superá-las. Reconhecer pontos de melhoria é sempre interessante, porém tome cuidado para não exagerar na lista!

Informações como: tempo de mercado, nível de experiência, área de atuação, serviços e diferenciais, missão e valores são fundamentais. Mas, não tente estender muito o texto, escreva somente aquilo que seja realmente relevante. Textos longos são cansativos e podem fazer com que o cliente desista de ler toda a descrição.

Considere os seguintes pontos para um bom “pitch”:

  1. Compartilhe suas habilidades. Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. ...
  2. Mencione seus objetivos. ...
  3. Conheça o seu público e fale com ele. ...
  4. Seja positivo e flexível. ...
  5. Pratique, pratique e pratique.

5 dicas para frases de apresentação impactantes

  • Faça perguntas para reflexão;
  • Afirmações que dívida opiniões;
  • Não use dramas nas frases;
  • Personalize as frases para ficar ainda mais peculiares.

8 técnicas de apresentação para você falar bem em público!

  1. Estude o seu conteúdo. ...
  2. Prepare a apresentação. ...
  3. Inicie de forma impactante. ...
  4. Cative a plateia. ...
  5. Desenvolva bem o tema. ...
  6. Olhe para sua plateia. ...
  7. Fale a linguagem do público. ...
  8. Conclua com excelência.

Menos é mais: escreva só uma página, de preferência menos de 300 palavras. Priorize conquistas: na hora de descrever a sua educação e experiência profissional, você precisa demonstrar que você não é só mais um. O melhor jeito de fazer isso é focar nas conquistas que você teve ao longo da sua carreira.

Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem. Com exemplos, fica mais fácil entender.

Faça uma descrição clara
Para isso, você deve fazer uma descrição objetiva. No entanto, evite generalizações e abordagens muitos resumidas. Traga as informações mais relevantes, com a descrição do cargo detalhada, para que o candidato possa entender se a posição em aberto se encaixa no perfil dele.