Como se apresentar em um evento?

Perguntado por: opadilha4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Você pode, por exemplo, resumir os pontos-chave (entre um e três), retomar o que disse inicialmente, pedir que o público faça algo, projetar uma visão de futuro ou contar uma história que simbolize sua mensagem. Note que não é preciso começar e terminar enfaticamente, mas as maneiras de fazer um ou outro são parecidas.

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes. Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos.

Como se apresentar em público

  1. Treine muito e prepare-se. Estar preparado no dia da apresentação é 90% de chance de que dê tudo certo. ...
  2. Mostre sua essência. ...
  3. Olhe no olho das pessoas. ...
  4. Cuidado com a sua fala. ...
  5. Comece ou termina criando impacto. ...
  6. Controle sua ansiedade ou estresse. ...
  7. Interaja com o público.

O discurso precisa ter início, meio e fim. Crie um roteiro com tópicos que vão guiar aquilo que você precisa dizer. É importante que a introdução seja relevante e atraia a atenção dos presentes. Por mais relevante que considere algum ponto, jamais repita informações.

Basicamente, você precisa ser breve e criar um discurso cuja duração tenha variação de 30 a 60 segundos. Não é necessário apresentar todo o seu histórico profissional e acadêmico. No entanto, essa apresentação deve fazer uma breve recapitulação de quem você é e o que faz.

8 dicas para fazer apresentações criativas

  1. Estude o seu público-alvo. ...
  2. Entretenha e seja criativo. ...
  3. Pratique mindfulness. ...
  4. Aumente seu repertório. ...
  5. Busque inspiração. ...
  6. Faça um bom storytelling. ...
  7. Use metáforas. ...
  8. Invista na parte visual da apresentação.

Prenda a atenção da plateia com uma abertura contundente.
Comece com uma voz forte e uma boa presença de palco. Feito isso, faça uma pergunta interativa — é necessário criar uma conexão com os ouvintes. Faça algo que capte a atenção e os deixe animados para o evento.

Fique atento à formalidade e à precedência
O cumprimento deve corresponder sempre à formalidade da circunstância. Desde situações mais formais, quando se cumprimenta dizendo “Senhoras, Senhores”, até às situações informais, quando o cumprimento é feito com um simples “olá”.

8 técnicas de apresentação para você falar bem em público!

  1. Estude o seu conteúdo. ...
  2. Prepare a apresentação. ...
  3. Inicie de forma impactante. ...
  4. Cative a plateia. ...
  5. Desenvolva bem o tema. ...
  6. Olhe para sua plateia. ...
  7. Fale a linguagem do público. ...
  8. Conclua com excelência.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Diga o nome do palestrante quando terminar.

  1. Diga, por exemplo: "Por favor, vamos dar as boas-vindas a Fulano!".
  2. Se necessário, você também pode dizer o título do discurso. Isso é bom em grandes eventos, nos quais as pessoas venham de vários lugares diferentes.
  • Resuma e mostre uma prévia. Logo antes de dizer “obrigado” e “até breve”, é hora de resumir o conteúdo da sua apresentação... e dar algo novo ao público. ...
  • Aquele último impacto: citações. ...
  • Use emoções para persuadir o público. ...
  • Envolva seu público-alvo. ...
  • Inclua um slide de agradecimento.

Ao final de sua apresentação, é importante resumir os principais pontos que foram discutidos ao longo. Isso não apenas ajuda a reforçar as principais conclusões, mas também permite que seu público saia com uma compreensão clara do que foi discutido.

A autoapresentação é um gênero textual discursivo e, quer no texto escrito quer no texto oral, é o reflexo do indivíduo produzido por ele mesmo. Pouco reconhecido, existe desde os primórdios.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

Há diversas maneiras de começar conquistando a atenção da plateia. É possível começar pelo fim, olhar para o passado, projetar um futuro, fazer uma piada ou pedir que as pessoas façam algo, por exemplo. E ilustrar seu ponto de alguma maneira, seja com uma história ou uma anedota, pode ser o melhor caminho.

Dicas gerais para escrever o “sobre mim” no currículo
Pense nas suas habilidades que fazem diferença para a vaga. Por exemplo, ter carteira de motorista, falar outro idioma, saber usar programas específicos, ser um bom comunicador, etc. Competências socioemocionais também pode fazer diferença.

Apresente-se e fale sobre quem você é, vale até contar sobre alguns eventos importantes da sua vida pessoal. Mencione os seus sonhos e explique de que forma essa vaga pode te ajudar com isso. Lembre sempre de ser objetivo e sincero. Com isso, tenho certeza que você irá arrasar!

Dicas de como falar e se portar em uma reunião de trabalho

  1. DICA 1 – Seja pontual.
  2. DICA 2 – Prepare-se com antecedência.
  3. DICA 3 – Conheça a cultura da empresa.
  4. DICA 4 – Cuide da aparência.
  5. DICA 5 – Anote tudo.
  6. DICA 6 – Utilize uma comunicação clara.
  7. DICA 7 – Faça um follow-up por e-mail.
  8. DICA 8 – Use técnicas de Oratória.

Uma das maneiras mais seguras de começar sua mensagem comercial formal é dirigir-se ao destinatário com “Prezado Nome”.

Você pode dizer, por exemplo: “Olá, bom dia.” “Oi, tudo bem?” “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite” também podem ser usadas no momento da despedida, principalmente em situações mais formais, caso em que equivalem a “Tenha um bom dia”, “Que passe um bom dia”.