Como se aprende a orar?

Perguntado por: ralmeida . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Orar é mais fácil do que imagina. Deus existe e Ele irá ouvir e responder às suas orações.
...
Acredite que Ele irá ajudá-lo(a), porque Ele o fará.

  1. Comece a orar. Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. ...
  2. Converse com Deus. ...
  3. Termine a sua oração. ...
  4. Aja de acordo com os seus desejos justos.

Dica 1 – Na hora de orar, acredite com humildade
Apresente as suas orações com humildade e tenha a certeza que Deus tem o melhor para nós. Às vezes, fazemos os nossos pedidos, com a garantia de que nossa verdade é absoluta. Portanto, seja qual for a sua oração, peça que Deus te ensine o que fazer e seja sincero.

É muito comum ouvir de pessoas que oram relatos de que sentem-se mais aliviadas, calmas e seguras durante e após o ato de orar. Muitas pessoas podem pensar que isso esta relacionado apenas com a crença. Porém, mais do que isso, nosso sistema neurológico também é afetado pelas nossas crenças.

Quando oramos, estamos nos relacionando com Deus por meio da pessoa de Jesus Cristo. Logo, o que precisamos é de um diálogo aberto entre nós e Deus. Devemos abrir o coração contando tudo para Ele e sem dúvida, devemos esperar a sua resposta, pois, não somente nós falamos, mas Deus também fala quando oramos.

70) diz: A oração é uma via de mão dupla, onde nos deleitamos em Deus e Deus tem prazer em nós. Não apenas Jesus buscava a intimidade com o Pai, mas também o Pai tinha prazer em seu filho unigênito. “… e eis, vindo na nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo…” (Mateus 17:5).

O propósito da oração é colocar nossas vidas alinhadas com Deus. Jesus nos ensinou a orar para que a vontade de Deus seja feita na terra como no céu. Esse é o propósito mais básico da oração. Mais especificamente, desejar que a vontade de Deus seja feita na terra equivale a fazer sua vontade em minha vida.

Como orar

  1. Comece a orar. Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. ...
  2. Converse com Deus. Fale com o coração e partilhe as suas esperanças e desejos, assim como as suas preocupações e problemas. ...
  3. Termine a sua oração. ...
  4. Aja de acordo com os seus desejos justos.

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.

O que há de estranho ou apavorante em orar em público?

  1. Convide o Espírito Santo. Por mais que não estejamos prontos para orar dá tempo de fazermos um clamor mental pedindo a intervenção do Espírito Santo em nossa oração. ...
  2. Como fazer oração em público? ...
  3. Deixe o Espírito te guiar. ...
  4. Seja natural. ...
  5. Deus quer te ouvir.

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões. Orem continuamente. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.

Para ter prudência e discernimento é preciso ser simples como as pombas. Quanto mais complicados formos, menos prudência teremos; quanto mais nos enchemos de orgulho, de soberba e complicações, mais dificuldade temos em discernir o que é certo do que é errado, o que convém do que não convém.

Salmo 86.1-4 1Inclina-te, SENHOR, e ouve minha oração; responde-me, pois estou aflito e necessitado. Protege-me, pois sou fiel a ti; salva-me, pois sou teu servo e em ti confio. Tu és meu Deus! Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois clamo a ti sem parar.

OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Na verdade, Ele nos transmite uma sensação de paz. Depois daquele dia, dei-me conta de outras ocasiões em que senti o Espírito Santo. Quando meu pai deu uma bênção a minha mãe, fechei os olhos e tentei ficar bem reverente. Aí senti de novo aquela mesma sensação de calor.

A Bíblia diz que devemos orar em todo o tempo (Efésios 6:18). A madrugada não garante nenhum privilégio especial. No entanto, pode ser um bom horário para encontrar tranquilidade para concentrar mais na oração. A madrugada costuma ter menos distrações e interrupções.

O Espírito Santo presta testemunho da verdade e deixa uma impressão tão profunda na alma a respeito da realidade de Deus, o Pai, e do Filho, Jesus Cristo, que nenhum poder ou autoridade da Terra é capaz de afastar a pessoa desse conhecimento.”

A oração deve ser feita, antes de tudo, com fé. Se orar é falar com Deus, obviamente é necessário que haja fé e confiança em Deus por parte daquele que ora (Jeremias 29:12-14; Hebreus 3:12; 11:6; Tiago 1:5-8; 5:15). Na oração correta também não há espaço para a hipocrisia e soberba.