Como se aplica a Lei de Lavoisier?

Perguntado por: daraujo4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Como a Lei de Conservação das Massas é uma lei da natureza, ela está presente em todas as reações químicas do cotidiano. Por exemplo, em uma fogueira: Aparentemente, o fogo destrói toda a madeira e a massa gerada de cinzas é menor do que a massa da madeira utilizada inicialmente.

Lei de Lavoisier: Experimento
A massa do sulfato de zinco somada à massa do hidrogênio desprendido atingirá o total de 163g. Ao analisar essa reação é possível perceber que não houve ganho e nem perda de massa. O que aconteceu foi a transformação de substâncias reagentes em outras substâncias.

Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .

A Lei da Conservação das Massas ou Lei de Conservação da Matéria proposta por Lavoisier postula que: "A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação." Para chegar nessas conclusões, Lavoisier utilizou balanças precisas envolvendo diversos elementos em recipientes fechados.

“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Antoine-Laurent de Lavoisier.

Num recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” Atualmente, essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado: “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”

Quais são as leis ponderais? Como as leis ponderais relacionam as massas das substâncias que compõem uma reação química, engloba três formulações importantes: a Lei de Conservação das Massas, a Lei das Proporções Constantes e a Lei das Proporções Múltiplas.

* Nomenclatura moderna para elementos: Em 1789, Lavoisier lançou a obra intitulada Tratado Elementar de Química, na qual forneceu uma nomenclatura moderna para 33 elementos, que, segundo o conceito correto de hoje, são, na verdade, substâncias.

Dalton

(FCMSC-SP) A frase: “Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se” relaciona-se com as ideias de: Dalton.

As três Leis ponderais mais famosas são:

  • Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação de Massas.
  • Lei de Proust ou Lei das Proporções Definidas.
  • Lei de Dalton ou Lei das Proporções Múltiplas.

Enquanto Lavoisier afirmava que a soma das massas dos reagentes e produto eram iguais, Proust observou que a proporção era similar. A proporção em massas das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável.

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743. Era filho de um rico advogado e, por isso, foi bem educado.

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque foi ele quem descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O.

Ao longo de sua vida, Kolbe sintetizou inúmeros compostos orgânicos partindo de inorgânicos e passou a ser considerado o pai da Química Orgânica moderna.

A lei das proporções constantes ou lei de Proust diz que a proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas em uma reação é sempre fixa.

O cientista Antoine Laurent Lavoisier afirmava que, “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Tal frase, relacionada à Lei da Conservação das Massas, também se aplica à energia: ela pode se transformar de uma forma para a outra.

Isso lembra a famosa frase de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, “Na televisão, nada se cria, tudo se copia”, parafraseando Lavoisier (Na natureza nada se perde, tudo se transforma). O problema que enfrentamos hoje não é a cópia, e sim a falta de referenciamento.

Químico francês considerado o pai da química moderna, descobridor da lei de Lavoisier. A lei de Lavoisier é a lei de conservação das massas durante uma transformação química ou física.

A lei de Lavoisier é a Lei de conservação da massa, ou seja, a massa total dos produtos é sempre igual à massa total dos reagentes.

Segundo Dalton, a matéria é formada por átomos, que não podem ser criados e nem destruídos. Assim, se o número de átomos permanece constante durante uma reação química, a massa do sistema também se manterá constante, comprovando a Lei de Lavoisier.

“Na natureza nada se cria, nada se perde, mas tudo se transforma”. Essa frase de Lavoisier é bastante conhecida em ciência. As transformações químicas e físicas que ocorrem na natureza produzem os ciclos de alguns elementos como oxigênio, carbono e também o ciclo da água, que permitem a manutenção do planeta.