Como se aplica a Diprospan?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Este produto só poderá ser injetado por via intramuscular profunda na região glútea usando exclusivamente agulha calibre 30/7. Por se tratar de uma suspensão injetável, o Diprospan® deve ser aplicado por um profissional de saúde. Agite antes de usar.

As injeções de corticóides são injeções que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação em uma área específica do corpo. Eles são mais comumente injetados nas articulações – como tornozelo, cotovelo, quadril, joelho, ombro, coluna cervical, torácica, lombar, articulação sacro-ilíaca, púbis ou punho.

As reações adversas relacionadas ao uso de Diprospan®, de acordo com a frequência de ocorrência e o sistema acometido são:

  • Sistema Nervoso Central: insônia;
  • Sistema gastrintestinal: dispepsia; aumento de apetite;
  • Organismo como um todo: aumento da incidência de infecções.

Em formas crônicas destas doenças, poderão ser necessárias injeções repetidas, de acordo com as necessidades do paciente. Após administração intra-articular de 0,5 a 2 ml de DIPROSPAN Injetável, ocorre alívio da dor, sensibilidade e rigidez associados a osteoartrite 16 e a artrite reumatóide 17 dentro de 2 a 4 horas.

Betaspan 5mg + 2mg, caixa com 1 ampola com 1mL de suspensão de uso injetável.

Após administração intra-articular de 0,5 a 2 ml de DIPROSPAN Injetável, ocorre alívio da dor, da sensibilidade e rigidez associadas à osteoartrite e à artrite reumatóide dentro de 2 a 4 horas. A duração do alívio, que varia amplamente nas duas condições, é de 4 semanas ou mais, na maioria dos casos.

No tratamento intralesional, é recomendada uma dose intradérmica de 0,2mL/cm² de Diprospan® distribuída igualmente com uma seringa do tipo tuberculina e agulha de calibre 26. A quantidade total de Diprospan® aplicada em todas as áreas não deverá exceder 1mL por semana.

Injeção de corticóide para aliviar a dor na coluna
Normalmente tem boa indicação em casos de dor neuropática, como em casos de compressão de nervos, ciatalgia, ciática e lombociatalgia.

A técnica consiste em esticar a pele para baixo ou para o lado do local onde se pretende aplicar a injeção, até o final da administração do medicamento Esta ação move os tecidos cutâneo e subcutâneo por aproximadamente 1 a 2 cm.

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco. O objetivo da injeção epidural é aliviar a dor e, ás vezes, algumas infiltrações são suficientes.

Este medicamento exige receita médica.

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Dipropionato Betametasona 5mg/g Genérico EMS 30g.

Como com outros corticóides, DIPROSPAN Injetável está contra-indicado em pacientes com infecções 1 sistêmicas por fungos, em pacientes com hipersensibilidade ao dipropionato de betametasona, fosfato dissódico de betametasona, outros corticosteróides ou a qualquer um de seus componentes da fórmula.

A quantidade total de DIPROSPAN® aplicada em todas as áreas não deverá exceder 1mL por semana. DIPROSPAN® poderá ser usado eficazmente em afecções do pé que sejam suscetíveis aos corticoides.

Sim. A mistura dessas duas substâncias não é aconselhada, pois pode haver prejuízos a saúde do paciente e ao tratamento da doença.

Existem várias formulações sintéticas de corticoides, as mais usadas são a prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória). Todo corticoide sintético é mais potente que o cortisol natural, exceto pela hidrocortisona, que apresenta uma potência semelhante.

Como aliviar a dor
A técnica de enfermagem explica que a massagem auxilia o líquido da injeção ou da vacina a se espalhar mais rapidamente pelo corpo, aliviando a sensação de queimação. “Outra técnica que pode ser usada é fazer compressa de água quente, que também ajuda a alastrar a vacina e aliviar a dor”, ensina.