Como se alimentar de forma correta?

Perguntado por: emendes9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

As 5 dicas de como se alimentar bem

  1. Tenha uma alimentação diversificada. A dieta deve ser diversificada para ganhos mais otimizados. ...
  2. Mantenha a boa hidratação. ...
  3. Evite refeições apressadas. ...
  4. Valorize o fracionamento alimentar, mas não se prenda a ele. ...
  5. Evite alimentos ultraprocessados.

12 alimentos leves que você pode comer à noite

  • Peixe grelhado, salada de folhas verdes e purê ...
  • Whey protein, frutas, leite de castanhas e aveia. ...
  • Caldo de legumes, frango e sementes. ...
  • Ovos e queijo.

Priorize as frutas no café da manhã
As frutas, por serem fontes de nutrientes e fibras, ajudam o sistema digestivo a trabalhar bem. As frutas ou vitaminas de frutas devem ser os primeiros alimentos a serem ingeridos, porque são alimentos bem completos por isso mesmo, são a primeira coisa a se comer na hora do café.

De acordo com a nutricionista, as frutas ou vitaminas de frutas devem ser os primeiros alimentos a serem ingeridos.

Nas grandes refeições, almoço e jantar, inicie pela salada ou entrada de sopa de vegetais, alimentos de baixa densidade energética e ricos em fibras.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Para usufruir dos seus benefícios, adote a proporção 3 para 2, isto é, 3 colheres de sopa de arroz para 2 de feijão. Assim, você obtém nutrientes em perfeito equilíbrio. E em matéria de calorias, ambos somam 239 (1 colher de sopa de arroz contém 41 e 1 de feijão, 58). A dupla não compromete as formas de ninguém!

Aparentemente, comer entre 8h e 14h, seguido de um jejum de 18 horas, mantém os níveis de apetite equilibrados ao longo do dia. Isso em comparação à janela de tempo das 8h às 20h, que é a utilizada pela maioria das pessoas.

A recomendação é que uma alimentação saudável seja composta de 40 a 55% de carboidratos, 15 a no máximo 30% de proteínas, sendo metade de origem animal e outra vegetal, e entre 25 e 30% de gorduras, sendo um terço de saturadas, um terço de poli-insaturadas e um terço de monoinsaturadas.

Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais. – Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. – Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana.

O guia alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão todos os dias, já que o consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino.

“Frutas como mamão, ameixa e abacate são ricas em fibras, excelentes para serem consumidas pela manhã. Limão, morango, abacaxi e kiwi são frutas cítricas que possuem poucas calorias e são ricas em água, portanto, elas diminuirão a fome e também vão regular o intestino, reduzindo o inchaço da barriga”, indica.

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.