Como se acolher?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

7 Dicas para acolher a si mesmo e deixar o autojulgamento de lado

  1. 1 – Saiba quem você é ...
  2. 2 – Valorize suas qualidades. ...
  3. 3 – Identifique os pontos que deseja melhorar. ...
  4. 4 – Saiba se perdoar. ...
  5. 5 – Pare de se comparar. ...
  6. 6 – Realize atividades que promovam seu bem-estar. ...
  7. 7 – Entenda que pensamentos não são ações.

O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

Significado de Acolhido
adjetivo Característica de ou indivíduo que foi aceito por um grupo; que foi admitido; que se sente abrigado; que foi recebido de modo acolhedor: foi acolhido pela associação de moradores; foi bem acolhido pela madrasta.

Acolher significa aceitar, dar ouvidos, receber, atender, admitir. O acolhimento é um ato de aproximação, inclusão e humanização. Nesta abordagem, o profissional acolhe, escuta e dá respostas/orientações adequadas aos usuários, com resolutividade e responsabilização.

De acordo com o seu significado, acolher é dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito, receber, atender. Portanto, o acolhimento como ato diz respeito a uma ação de aproximação, de inclusão. Segundo definição proposta pelo Ministério da Saúde, o acolhimento em saúde é uma postura ética.

As estratégias de acolhimento podem partir de ações simples como um atendimento atencioso, rodas de conversa ou espaços criados para que a comunidade escolar se sinta livre para falar sobre seus sentimentos.

O acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética: não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo, implica compartilhamento de saberes, angústias e in- venções, tomando para si a responsabilidade de “abrigar e agasalhar” outrem em suas de- mandas, com responsabilidade e resolutividade ...

O primeiro passo para lidar com a tristeza é entender que se sentir triste é normal, e você não precisa se culpar ou sentir medo de ficar desanimado. Quando acontece algo ruim, é comum ficar triste, e o importante é acolher essa emoção, entender o motivo dela e não tentar fingir que você não está sentindo.

Acolher de forma sincera é trazer o outro para perto de nós. Receber o diferente com consideração, com atenção, lembrando que, apesar das diferenças, carregamos algo em comum que nos une: a nossa humanidade.

Só podemos acolher o que é do Senhor se o coração se desarmar, tirar as cercas que colocamos nele, para que não entre o que não queremos. O coração precisa desarmar pela via da humildade, para que Deus fale à profundeza do nosso coração, para que Ele fale no mais íntimo de nós.

Além de garantir amor, carinho e apoio emocional a uma criança ou adolescente em situação de risco, esta é uma experiência cheia de aprendizados e transformações para a família também. De muito crescimento, amor, cuidado e comprometimento.

As dinâmicas de acolhimento são uma importante ferramenta para o engajamento das turmas. Desde o primeiro dia de aula, esse tipo de trabalho auxilia no conhecimento de uns pelos outros e no sentimento de pertença.

Os Jovens Acolhedores realizam o primeiro atendimento às pessoas que procuram os hospitais. Eles são treinados para amparar os doentes e seus acompanhantes, prestando o primeiro contato, orientando e confortando os pacientes.

Para a elaboração de um Plano de Acolhimento consistente, é imprescindível a realização de um diagnóstico que subsidie a sua elaboração, identificando a demanda local, os recursos existentes e os problemas relativos aos serviços de acolhimento (bem como aqueles que mantêm interface com a rede de atendimento).