Como se acalmar na ressonância?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Um ambiente calmo e acolhedor ajuda a tranquilizar o paciente no momento de fazer a ressonância magnética. Entre outras medidas, para gerar maior conforto, a equipe médica pode permitir que o paciente use uma venda nos olhos, além de colocar uma música de fundo para que a pessoa relaxe durante o procedimento.

“Os efeitos adversos mais comuns são leves, como dores de cabeça, náusea e sensação de calor. Há reações mais moderadas, como dificuldade de respiração, e desmaio. Os efeitos mais graves podem levar a uma parada cardiorrespiratória, mas eles são pouco comuns: apenas cerca de 0,03% dos pacientes os apresentam.

Se o remédio não te deixar com sono e você conseguir ficar atento para não mexer durante o exame e colaborar no que for preciso, pode usar.

O exame todo com a ressonância magnética para quem tem fobia costuma ser rápido, durando entre 15 e 30 minutos, e são oferecidos protetores auriculares ao paciente, para amenizar o desconforto que os sons emitidos pelo equipamento podem causar.

Crianças, idosos e pessoas que sofrem com claustrofobia podem se beneficiar da ressonância de campo aberto. Esse exame nada mais é do que uma variação da famosa ressonância magnética (RM), utilizada para obter imagens de partes internas do organismo.

10 Você deve ficar acordado. Isso é mais complicado do que parece, uma vez que você está mantido absolutamente imóvel e você pode ter fechado os olhos. Mas se você cochilar, seu corpo pode se contorcer, o que pode tornar as imagens borradas e ser necessário um novo exame.

Esse cuidado é importante pois o aparelho cria um campo magnético que pode atrair, desalojar e mover o metal. Imagine um grande imã puxando um pequeno brinco de sua orelha? Melhor não. Por isso, deixe os brincos, colares, piercings e pulseiras, em casa.

A anestesia geral para ressonância magnética geralmente é feita de maneira balanceada – combinando anestésicos venosos e inalatórios. Inicialmente, o paciente recebe medicação por um acesso venoso, e depois é mantido anestesiado por meio da medicação inalatória.

Em geral, o tempo total de duração do exame é de 15 a 30 minutos. Mas pode durar até 2 horas, dependendo da área a ser examinada. Os tipos de ressonância magnética também variam conforme o local examinado.

Entretanto, se a ressonância foi feita com uso de contraste, recomenda-se ingerir bastante água após o exame para ajudar a eliminar a substância mais rapidamente. Além disso, se foi utilizado algum sedativo, recomenda-se repouso durante todo o dia e não se deve dirigir nem operar máquinas.

Fazer jejum absoluto, inclusive de água, por 06 horas. Trazer solicitação médica e documentos pessoais. Trazer exame laboratorial de creatinina, se orientado pelo agendamento.

Caso seja realizado sedação, existe o risco inerente ao procedimento sedativo, porém seus sinais vitais são sempre acompanhados para minimizar as chances de complicação. O campo magnético não é perigoso, porém pode causar danos a dispositivos metálicos ou estes podem distorcer as imagens obtidas.

A sedação é segura? Sim, ela deve ser feita pelo profissional anestesista que realiza o procedimento de forma indolor e rápida. O efeito vem em poucos minutos e dura o tempo necessário para o exame ser realizado.

Jejum absoluto de no mínimo 4 horas. Tomar 1 comprimido de Buscopan simples 10mg (não composto - butilbrometo de escopolamina) 4 horas antes do exame, se adulto ou crianças maiores de 6 anos. O tempo ideal de jejum é de 12 horas.