Como saudar uma pessoa no e-mail?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 1 de maio de 2023
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Leve em consideração a situação e sua relação com a pessoa que vai ler a mensagem para escolher o cumprimento mais adequado. Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

Dicas de português

  1. E-mail Profissional.
  2. Há 3 possibilidades de pontuação após o vocativo: Prezado Senhor, [com vírgula]; Prezado Senhor: [com dois pontos]; e. ...
  3. Inicia-se o texto com letra maiúscula na próxima linha: Prezado Senhor, ...
  4. Fechamento. Respeitosamente, (para autoridades superiores) ...
  5. Exemplo. João da Silva.

Na dúvida, use “Prezado senhor/senhora”. Observe se o nome da pessoa está escrito corretamente. É fácil cometer erros trocando algumas letras, especialmente quando é um nome mais complicado. Use “Sr.” e “Sra.” Seguido do primeiro nome do destinatário.

Uma saudação é uma palavra ou frase usada para saudar um destinatário em uma correspondência comercial ou pessoal. Existem dois tipos de saudação – formal e informal (casual). As saudações mais comumente usadas em e-mails são “Caro” e “Olá/Olá”, seguidos do título ou nome do destinatário. Caro (a)/Prezado (a) Sr.

Como usar as mensagens de saudação

  1. Toque no ícone .
  2. Toque em Ferramentas comerciais e, em seguida, em Mensagem de saudação.
  3. Ative a opção Enviar mensagem de saudação.
  4. Toque em Mensagem de saudação para editar a mensagem e, em seguida, toque em OK.
  5. Toque em SALVAR.

Você pode dizer, por exemplo: “Olá, bom dia.” “Oi, tudo bem?” “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite” também podem ser usadas no momento da despedida, principalmente em situações mais formais, caso em que equivalem a “Tenha um bom dia”, “Que passe um bom dia”.

Conceitos básicos de um e-mail formal

  1. Ser claro e objetivo. A objetividade nunca deve ser confundida com grosseria. ...
  2. Ser cordial e agradável. O uso de uma linguagem afável faz com que o leitor dê mais atenção ao que lê. ...
  3. Ter boa escrita. ...
  4. Usar comunicação adequada. ...
  5. Respeitar a hierarquia ou a relação.

Uma das maneiras mais seguras de começar sua mensagem comercial formal é dirigir-se ao destinatário com “Prezado Nome”. Ao mesmo tempo, é melhor evitar saudações de gênero, como “Prezado Senhor ou Senhora”, porque podem ser mesquinhas, exclusivas ou ofensivas.

A abreviatura correta para atenciosamente é At. te ou Atte. Além disso, alguns guias de etiqueta recomendam que a forma mais delicada e elegante de finalizar uma mensagem é escrever o termo "atenciosamente" em sua forma por extenso, sem usar a palavra abreviada.

Seja gentil
É importante demonstrar consideração por quem receberá seu e-mail. Para isso, elementos como saudação, despedida e agradecimentos são essenciais. Algumas saudações comuns são "Prezado/a" e "Caro/a", seguidas do nome do destinatário.

Mensagem de saudação para um cliente novo:
Olá, bem-vindo à nossa loja! Estamos muito felizes em tê-lo como nosso cliente. Se precisar de ajuda em qualquer coisa, por favor, não hesite em entrar em contato conosco aqui no WhatsApp.”

Fechando a finalização da carta, a despedida é a saudação final que coloca um ponto final na carta, que pode ser feita por expressões como “grato pela atenção”, “atenciosamente” e “sem mais despeço-me”.

Acompanhe 6 dicas para você escrever o melhor e-mail corporativo: Escreva com um assunto que chame a atenção e seja rápido. Pense em um tom de voz da marca, sem esquecer do seu tom de voz. Escreva o e-mail pensando na pessoa colaboradora como parte da conversa.

Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen.

Veja algumas sugestões:

  • Poxa! Essa não é a experiência que queremos para nossos clientes. ...
  • Agradecemos o seu contato e informamos que estamos com lentidão em nosso sistema. Em breve vamos responder o seu contato.
  • Temos boas notícias! ...
  • Pedimos desculpas pelo ocorrido! ...
  • Lamentamos o ocorrido!

A maneira correta de cumprimentar é com um aperto de mão, com a mão firme, nem muito mole e nem muito forte. A mão firme é o ideal, demonstrando credibilidade. Uma pessoa com a mão firme demonstra segurança sobre o que está fazendo, assim, além de ser um ato de educação, passa confiança também.

Não deixe de cumprimentar
Leve em consideração a situação e sua relação com a pessoa que vai ler a mensagem para escolher o cumprimento mais adequado. Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

Você pode, então, finalizar o e-mail das seguintes maneiras:

  1. Coloco-me à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.
  2. Aguardo a sua resposta.
  3. Não hesite em contatar-me.
  4. Atenciosamente.
  5. Cordialmente.
  6. Com os meus melhores cumprimentos.
  7. Qualquer dúvida, estou à disposição.
  8. Sempre às ordens.

7 sinônimos de atenciosamente para 2 sentidos da palavra atenciosamente: De modo atencioso: 1 gentilmente, delicadamente, cortesmente, obsequiosamente, polidamente, solicitamente.

Atenciosamente, Atenciosamente
O ponto final é usado quando se faz a despedida por meio de uma frase toda, acabe ela com a palavra atenciosamente ou não. Exemplos: Agradecendo sua atenção, subscrevo-me cordialmente.

(1) cordialmente: «Demonstrando apreço e consideração; com boa educação e gentileza; de modo cordial.» (2) atenciosamente: «Com amabilidade, delicadeza e cortesia; usa-se como fórmula de desfecho em correspondência formal ou comercial, antes da assinatura.»