Como saudar Preto Velho?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A saudação usada em Umbanda é “Adorei as Almas”, fazendo referência a sabedoria destas Almas Elevadas. Os Pretos-Velhos são os responsáveis, também, por cuidar das crianças, sendo cultuados ainda em cerimônias de Cosme e Damião.

"Bendito e louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, farol das santas almas, nossos amados Pretos-Velhos. Nesse momento venho vos pedir, meu pai, Preto-Velho de devoção), auxilia-me a me libertar do cativeiro do passado que insiste em pesar em minha alma, em minha consciência e meu coração.

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo.

Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem notícia são Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Vovó Maria Conga, Vovó Catarina.

segunda-feira

Os pretos-velhos são representados pelas cores preto e o branco, e o dia sagrado da semana é a segunda-feira.

Dai-me meus pretos-velhos um pouco de vossa humildade, de vosso amor, e de vossa pureza de pensamentos, para que possa cumprir a minha missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade. Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas. Tenham piedade de nós. Assim seja.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos.

Peço que me ajudes nesta batalha, peço que me ajudes em minha vida, peço que cures as minhas feridas de forma rápida e imediata. Faz com que os meus sentimentos sejam curados, faz com que os meus pensamentos sejam limpos e puros e faz ainda com que todo o sofrimento desapareça de dentro do meu triste coração.

Dia para pedir paz e harmonia
Éverton, que recebe um Preto Velho, o Pai Thomé, há 20 anos, ensina que quem quiser fazer uma frente (oferenda) para as entidades, hoje, pode oferecer canjica, vinho doce ou tinto suave, melado, rapadura, farofa e feijão mexido.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

GERAIS

  • O que faço nessa situação?
  • O que fazer para mudar determinada situação?
  • O que mais preciso saber sobre mim mesmo?
  • O que precisa aprender neste momento da vida?
  • Qual o conselho para meu dia/semana/mês etc.?

Eles representam humildade, força de vontade, resignação, sabedoria, amor e caridade. São um ponto de referência a todos os necessitados. Não têm raiva ou ódio pelas humilhações, as atrocidades e a tortura a que foram submetidos no passado.

A gira de Pretos Velhos remete às narrativas que sustentam o entendimento sobre o que foi a vida destes no cativeiro e, como médiuns, a partir da incorporação, atualizam os significados por meio de rituais religiosos.

Universo Simbólico dos Pretos-Velhos
Segundo o pesquisador, a influência católica é tão presente sobre os pretos-velhos, que eles, muitas vezes, se revelam como uma espécie de metáfora afro-brasileira do próprio Jesus Cristo, bastião do catolicismo.