Como saudar oxaguian?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Oxaguian representa a inovação. Para os yorubás ele foi Rei da cidade de Èjìgbò na Nigeria e é também chamado de Ajàgúnà (Glorioso guerreiro) e Elémòsó (Senhor dos ricos ornamentos). É dono do Owó odó (mão de pilão) e usa a Idà (espada). Sua saudação é: "Epà Bàbá!".

Òsàgiyán

CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ: Para os yorubás o verdadeiro nome de Òsàgiyán (Oxaguian) era Akinjole fundador da cidade de Èjigbò. Por isso, ele era chamado de Eléjìgbò. Eles também o chamavam de Ògiyán por gostar muito de inhame.

Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico).

Epa Babá ou Exê Babá
Essas palavras dirigidas à Oxalá exprimem um cumprimento com admiração e significam “O senhor realiza” ou “Obrigado, Pai”.

Aqueles que desejam saudá-la devem dizer: Orá Yê Yê Ô, que significa: clamemos pela benevolência da mãezinha, ou salve a mãezinha.

Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian. Elefante - representa grandiosidade e ancestralidade é protegido pelo grande Orixá, Oxalufan.

Sua comida favorita é o inhame. Sendo orixá das inovações e invenções, criou para si o pilão, de tal forma que pudesse saborear seu prato favorito. Daí inclusive deriva seu nome: Oxaguiã significa literalmente “Orixá comedor de Inhame Pilado”.

Suas frutas são mamão, banana, maçã, melancia, melão, laranja mimo do céu. Sua cor é o amarelo. Seu dia é quinta-feira. Seu elemento é a água doce.

Dia 11 – Segundo domingo de setembro de 2022 – Procissão e Festa de Oxaguiã – Ancestralidade e Festa do Pilão. Saímos às ruas carregando nossa ancestralidade, carregando o mais velho guiados por nossa liderança clamando por respeito, equilíbrio, paz e discernimento entre as pessoas.

Oosaalá Etéko – caminha com Oxaguiã, é inquieto. Vive nas matas e come todo o tipo de carne branca. Oxalá Eteto Obá Dugbe – outro guerreiro, ligado a Orixalá.

Oxalá OxaguianOxaguiã é o filho de Oxalufã, um Orixá jovem, forte e guerreiro. Seu principal templo é o Ejigbo. Em suas mãos estão o escudo, espada, mão de pilão e polvarim.

Mãe Lídia nasceu na mesma cidade onde faleceu, e foi iniciada no Candomblé em 1955, para Oxaguiã e Obaluaê. Ela dedicou mais de 70 anos de vida à religião. Por 48 anos, a yalorixá comandou o terreiro Ilê Axé Yá Oman, um dos mais tradicionais da Bahia.

As mais conhecidas são Pombagira Rainha, Maria Padilha, Pombagira Sete Saias, Maria Molambo, Pomba Gira da Calunga, Pombagira Cigana, Pombagira do Cruzeiro, Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros, Pombagira das Almas, Pombagira Maria Quitéria, Pombagira Dama da Noite, Pombagira Menina, Pombagira Mirongueira e Pombagira ...

2- Okê Arô é a saudação de Oxóssi. Okê é algo como grito, voz que se impõe. Arô é um título de nobreza. Okê Arô é algo como "o senhor cuja voz ecoa" ou "que brada".

Se você tem interesse pela Umbanda e pela temática dos orixás já deve ter ouvido alguma saudação às entidades como “Okê Arô”, “Eparrei!” ou “Odoyá”.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.

Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.