Como saudar os atabaques?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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mãos, dizendo: por Olorum, por Oxalá e por Ifá.

Nos terreiros de candomblé, os três atabaques utilizados são chamados de "rum", "rumpi" e "le". O rum, o maior de todos, possui o registro grave; o do meio, rumpi, tem o registro médio; o lé, o menor, possui o registro agudo podendo ser usado o aquidavi para a percussão.

Neste momento o Pai ou Mãe de Santo está dizendo em forma pensamento: Que nosso Pai Maior, no seu bendito nome abençoe tua coroa, tua jornada, tua caminhada, tua vida, com os desígnios da fé, do amor, da caridade, da compreensão e de tudo que for necessário para que possa seguir no caminho espiritual.

Ou Ogã é o nome genérico para diversas funções masculinas dentro de uma casa de candomblé. Um Ogan é o sacerdote escolhido pelo orixá para estar lúcido durante todos os trabalhos.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

O cargo de Ogã, aquele que toca o atabaque — instrumento tradicional afro-brasileiro das giras de umbanda — , é notadamente masculino devido à energia envolvida para o toque e ao formato fálico do instrumento, segundo a musicista Christiane Nascimento, de 35 anos.

O ibosé faz-se numa bacia de ágata com água, mel, azeite doce, acaçá, corta-se o bicho, bate-se e só depois se apresenta ao orixá.

Qual, na sua opinião, é o instrumento/técnica vocal mais difícil de tocar/aprender e por quê? O mais difícil no atabaque é o primeiro passo, aprender a tocar a nota aguda. A nota grave é fácil, apenas batendo com a mão na borda do couro.

No caso em que um desses atabaques seja derrubado ou venha a cair no chão durante uma cerimônia, esta é interrompida por alguns instantes, em sinal de contrição.

Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.

Pode ser comida, mas também um monte de outras coisas: tem quizilas que proíbem a pessoa dormir fora de casa, de usar chinelos, de sair à meia-noite, de fazer festa... (Depoimento de Genivaldo, pai de santo).

“Paz e Bem.” é a saudação franciscana no mundo inteiro e veio de inspiração divina. “Cristo ressuscitou!” é a saudação recomendada pelo Papa Francisco para o período da Páscoa.

Axogum (em iorubá: Axogun) axogum, ogã de faca ou mão de faca é um sacerdote do candomblé.

Ogan é a pessoa responsável num terreiro de Candomblé por tocar instrumentos de percussão, que podem ser atabaque ou agogô. Ele não entra em transe e auxilia o babalorixá ou a mãe de santo da casa.

Os Ògás confirmados servem de exemplo para os Ògás apontados ou suspensos, com postura, moral ilibada, jamais ingerir bebida alcoólica e se impor coercitivamente para o bom andamento da Casa.

Gratidão Ogum, por me manter firme e forte diante dos obstáculos. Quem tem Iemanjá como mãe tem um oceano de proteção. Saravá Ogum, protetor da minha vida. Senhor dos meus caminhos, venha sempre me valer.

Se você tem interesse pela Umbanda e pela temática dos orixás já deve ter ouvido alguma saudação às entidades como “Okê Arô”, “Eparrei!” ou “Odoyá”.
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Saudação ao orixá Obá

  1. Termo: Akiro Obá Yê!
  2. Significado: Eu saúdo o seu conhecimento, Senhora da Terra!
  3. Expressão corporal: tocar no chão três vezes com as duas mãos.

As guias de trabalho são utilizadas pelo filho de fé nos templos no momento dos trabalhos espirituais. Geralmente são guias recebidas durante o processo de iniciação do Orixá e tem a função de auxiliar a conexão do médium com as Entidades, bem como protege-lo durante os trabalhos.

Xirê é uma palavra Yorubá que significa roda, ou dança para a evocação dos Orixás conforme cada nação.

para quem procura som assim aconselho a troca do couro por um de *cabra* pois eles são bem fino.

Inclusive o termo atabaque é de origem árabe. Mesmo com essa ligação africana, acredita-se que o instrumento já tinha sido trazido por mãos portuguesas quando chegaram os escravos africanos.