Como saudar Ogum no seu dia?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Saudação: "Ogunhê".

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

Saudação: "Ogunhê". Cores: azul-escuro, vermelho e preto. Em uma terça-feira, após limpar as contas, monte sua guia e coloque-a para secar ao ar livre.

Salve Ogum! Expressão corporal: braços cruzados a frente do peito, com os dedos minguinho, anelar e do meio encolhidos e os indicadores e polegares estendidos.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos. Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado.

História de Ogum
Por isso, um de seus nomes é Oriki ou Osin Imole: “primeiro orixá a vir para a Terra”. Ogum era o filho mais velho de Odudua (considerado o progenitor do povo iorubá), o rei fundador da cidade de Ifé.

Saudação ao orixá Ogum

  1. Termo: Patakori Ogum ou Ogum Yê!
  2. Significado: Salve o cortador de cabeças! Salve Ogum!
  3. Expressão corporal: braços cruzados a frente do peito, com os dedos indicadores e polegares estendidos e os demais recolhidos.

terça-feira

Seu dia de semana é terça-feira. Ogum incorporado em terreiro de candomblé na cidade de Salvador, na Bahia. Embora não seja um orixá agrícola, Ogum tem uma conexão com o plantio e a colheita, porque foi ele quem fez as primeiras ferramentas utilizadas na agricultura, como a enxada e a foice.

Ogum é o orixá guerreiro que carrega força e coragem. Ele é protetor de todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas. Cultuado no Candomblé e na Umbando, Ogum é associado a São Jorge, o Santo Guerreiro da religião católica. Por isso, comemora-se o dia de Ogum no mesmo dia de São Jorge: 23 de abril.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

COMO FIRMAR? Primeiramente, limpar os elementos com amaci de Ogum contendo água mineral (aquela de garrafinha) e uma dessas ervas: Quebra-demanda ou Espada de São Jorge ou Açoita-Cavalo. Ajeite a prateleira no local que desejar ou, se não precisar de prateleira, passe para a próxima fase.

Ritual para Ogum
Escreva seus pedidos em um papel e coloque dentro da oferenda. O ritual pode ser oferecido em uma estrada ou pode deixá-lo dentro de casa ao lado de um copo d'água com uma vela azul ou vermelha acesa. Outro ritual é abrir uma cerveja para a divindade”.

Se diz #patacori ou. #ogunhê Em muitas regiões sincretizam #SãoJorge. com #Ogum !

Intensifica a saudação! adequado: Oore yèyé oò! Oore = bondade, benevolência, clemência, benignidade; .

2. Ogunhê Ogunhê é a saudação pertinente ao orixá Ogum. Ogunhê, meu pai!

Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda) Linha de Oxóssi = Contas Verdes (em alguns casos contas Azuis claras leitosas também são utilizadas - Candomblé)/ Verde (Umbanda)