Como saudar o ORÍ em yorubá?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

(Salve o Senhor do Dia! Salve o Senhor do Tempo da Existência!) Axé!

Louvar Orí diariamente, em jejum, e com disciplina é uma das maneiras eficientes de estar despertando Orí, para que ele traga novas oportunidades, novas pessoas para a sua vida que te ajudem a caminhar no rumo certo ao seu destino. E que Esu não permita que os inimigos te ataquem pelas costas.

venho te saudar nesta hora. Clamo à ti que me conduza pelos caminhos por ti escolhido. Que haja evolução, sabedoria, caridade e luz no meu caminhar. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Bori: da fusão bó, que em ioruba significa oferenda, com ori, que quer dizer cabeça, literalmente traduzido significa “Oferenda à Cabeça”. A ação consiste em oferecer comidas sacrificais a cabeça de doze performance, sendo estes representações vocativas e iconográficas dos doze principais orixás do candomblé.

O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade.

A cabeça é um lugar sagrado, é onde fica o Orí e a maior concentração de energia da pessoa (Eledá, Axé do Orixá pai/mãe de cabeça). Só os pais ou mães de santo devem colocar a mão na cabeça da pessoa porque é perigoso e pode deixar muito vulnerável.

Orô é uma divindade masculina que representa a ancestralidade dos Homens, é um Deus similar à Iyámi, o Culto a Orô representa o culto indireto a Ikú, é um dos cultos aos mortos, Deus da Destruição é considerado como o portal para a ressurreição.

'Orin' é o nome iorubá dado às cantigas do Candomblé, que fazem a comunicação entre o mundo material e espiritual.

O ritual de Bori no Candomblé - Ketu, dura aproximadamente três dias. Durante todo o processo, a pessoa fica reclusa em um quarto, onde apenas algumas pessoas tem acesso. Liturgicamente o ritual é muito bonito. Já no Culto Tradicional, dura uma noite e uma manhã.

Amado Pai e Senhor, Criador de Tudo e de Todos. Vós que Sois a fonte geradora cuja imanência permuta todas as suas Criações. Vós que Sois a energia viva e divina que dá vida a tudo e todos que por Ti foram gerados o Único criador incriado que a tudo concebe e em tudo se faz presente.

Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Ori and the Will of the Wisps finalmente chegou ao Xbox One e PC e já está com 90 de avaliação no Metacritic. Entretanto, você sabe quanto tempo demora para zerar o game? Agora, o jogo leva em torno de 10 horas, podendo variar entre 8 a 13 horas (dependendo de habilidade, modo de dificuldade e muito mais).

Ori em iorubá tem muitos significados - o sentido literal é cabeça física, símbolo da cabeça interior (Ori Inu). Espiritualmente, a cabeça como o ponto mais alto (ou superior) do corpo humano representa o Ori, não existe um Orixá que apoie mais o homem do que o seu próprio Ori.

Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Você deve cuidar de seu Orí como cuida de seu corpo: com água limpa e cristalina, com boas palavras e bons pensamentos, com coragem, com autoestima, com boas ideias, com a aprendizagem de algo novo, com o movimento do corpo, com generosidade e bom caráter. Orí se importa igualmente com seu corpo.

Aquele que descumprir o preceito deverá fazer a maioria dos processos da iniciação novamente, pois não valerá de nada se ele não cumpriu o preceito, além de não merecer o sagrado, pois prefere se divertir nos prazeres carnais ao invés de colocar o orixá em primeiro lugar.

Seu Ori carrega seu Eleda (destino), nossa existência, erros, acertos, fracassos e o sucesso e abundância dele dependem. Como o principal cuidado do Ori, se adotam diversas ferramentas, técnicas e cuidados espirituais que contribuem para o equilíbrio dessas forças que coexistem dentro de nós.