Como saudar o Exu?

Perguntado por: mibrahim . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro".

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Os Oríkí's também são usados para louvar os ancestrais, líderes sacerdotais e relatar ocorrências cotidianas e particularidades de cada família. Oríkì's usados para saudar os Orixás: Èsù (Exu): "Èsù gbe eni se ebo lore o" (Exu sustenta quem faz o sacrifício corretamente).

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Para saudar, Seu Tranca-Rua. Ele é seu Tranca-Rua, Ena ena amojubá.

É assim que a mitologia de Exu passa a ser elaborada. E é por isso que, quando se vai fazer algo, é preciso primeiro saudar Exu. Ele é o mensageiro entre esses mundos e é por isso que o lugar preferencial dele é onde tem troca, como o mercado, a encruzilhada.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
- significa: Olhe por mim". Mojubá é uma saudação da língua iorubá, falada em determinadas partes da Nigéria e de países como Togo e Benim. A própria expressão "Laroyê, Exu" é originada dessa mesma língua.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda. É originada da língua iorubá, grupo étnico africano da região da Nigéria.

Cores, oferendas e saudação
Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

Esta saudação também é utilizada na entrega de oferendas ou como pedido de proteção. Exemplo de uso da palavra Laroiê: Laroiê Exú! Laroiê,seu Tranca-Rua!

Um dos pedidos mais comuns aos Exus é a abertura de caminhos. Por isso, muitas pessoas procuram por orientações sobre como pedir a Exu para abrir caminhos. Nesse caso, saiba que você pode realizar oferendas, orações e pedir de todo o seu coração para que um Exu ouça o seu chamado e abra os caminhos da sua vida.

Corresponde, no candomblé Angola, aos minkisi Aluvaiá, Mavile, Mavambu, Sinzamuzila, Pambu njila, relacionados à abertura de caminhos e a fertilidade. Saudação: Laróyè Exu! Exu ê, mo júbà! Tradução: "Salve Exu, o bem falante, o comunicador!" "Salve Exu, meus respeitos!"

Saudação feita a entidade EXÚ,tanto na Umbanda como no Candomblé. Trata-se de um "SALVE!" destinado exclusivamente para um ou mais Exús,seja ele feminino,masculino ou para uma falange inteira. Esta saudação também é utilizada na entrega de oferendas ou como pedido de proteção.

Significado de Saravá
A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo.

é um pedido de bênçãos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é Motumba Axé.

É só olhar pro seu próprio povo e o senhor vai ver que ninguém concorda com essa injustiça.” Naquele momento, o silêncio dizia “amém”. Calmamente, ele foi se retirando. Do fundo da assembleia, uma voz ecoou: “saravá, Seu Tranca-Ruas!” Virou-se e imediatamente avistou sua velha amiga, a mãe de Pedro.

SIGNIFICADO DAS CORES: Amarelo: descontração, sabedoria e alegria. Azul Claro: lealdade, fidelidade, personalidade e sutileza. Azul Escuro: profundidade, experiência e estabilidade.

Como rei e majestade, recebe suas oferendas em locais específicos ou através do oráculo Ngombo (Oráculo dos Ossos) sob qual senhor Tranca-Ruas também é conhecedor. Gosta de bebidas finas, malte envelhecido, adoração pelo luxo, pedras preciosas, pratarias, porcelanas e antiguidades valiosas.

Okê Oxossi ou Okê Arô