Como saudar ao entrar no terreiro?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Ao chegar no terreiro, todas as vezes, você deverá fazer saudações às firmezas e lembra-se de que esta num lugar sagrado.

  1. Ao entrar, saudar a casa de Exu “SARAVA EXU, SUA LICENÇA”.
  2. Saudar a entrada do terreiro batendo com o dedo médio fazendo um triângulo, onde você estará saudando Caboclos, Pretos e Crianças.

Salve nosso pai Oxalá (Êpa êpa Babá meu pai). Salve Ogum (Ogunhê meu pai / Patakori Ogum). Salve Oxóssi (Okê arô).

Bater com as pontas dos dedos, no chão
Da mão direita, depois tocando a fronte (Eledá), o lado direito da cabeça (Otum – 2º Orixá) e a Nuca (os Ancestrais); Saudando os orixás e guias; Da mão direita 3 vezes e depois tocando a fronte, o lado direito da cabeça e a nuca, para saudar Obaluaiê.

Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro".

A primeira vez no Terreiro de Umbanda deve ter respeito em primeiro lugar! Em geral os Terreiros organizam os atendimentos por ordem de chegada e muitos utilizam senhas. Retire a sua para o atendimento e, quando houver livro de presença, assine-o para ajudar no controle da Casa.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Os pontos de umbanda são cantigas para louvar, chamar e se despedir do orixá e as linhas de entidades. Acompanhadas por instrumentos de percussão como o atabaque, é importante conhecer o ritmo de cada orixá/entidade. Este aprendizado começa na infância do iniciado. Igualmente, é preciso saber uma infinidade de canções.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Se você tem interesse pela Umbanda e pela temática dos orixás já deve ter ouvido alguma saudação às entidades como “Okê Arô”, “Eparrei!” ou “Odoyá”.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você.

Saudações Às 7 Linhas da Umbanda

  1. Que pai Olorum criou e aqui estão neste congá Na linha da sagrada geração. ...
  2. Saravá meu pai Oxóssi, saravá pra mãe Obá Quem movimenta é Iansã ...
  3. Saravá pra lei maior. Na força de Xangô e Oroiná ...
  4. Que traz todo o seu saber junto com a mamãe Nanã ...
  5. Que ilumina cada um e engrandece a nossa fé

Saudação no Candomblé: "Oke Aro!". Na Umbanda: "Okê Oxossi!"

Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".