Como saudar alguém da Umbanda?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

áàró ou u aro = Bom dia!

Saudar a entrada do terreiro batendo com o dedo médio fazendo um triângulo, onde você estará saudando Caboclos, Pretos e Crianças. Após ter feito isso tocar com o mesmo dedo na testa (espiritual), ao lado da cabeça (mental), e atrás (físico). No meio do terreiro fazer o mesmo, onde existe a firmeza do seu Sete Ondas.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda. É originada da língua iorubá, grupo étnico africano da região da Nigéria.

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Aqueles que desejam saudá-la devem dizer: Orá Yê Yê Ô, que significa: clamemos pela benevolência da mãezinha, ou salve a mãezinha.

Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!". Saiba mais: Tudo sobre a Umbanda.

Saudações Às 7 Linhas da Umbanda

  1. Que pai Olorum criou e aqui estão neste congá Na linha da sagrada geração. ...
  2. Saravá meu pai Oxóssi, saravá pra mãe Obá Quem movimenta é Iansã ...
  3. Saravá pra lei maior. Na força de Xangô e Oroiná ...
  4. Que traz todo o seu saber junto com a mamãe Nanã ...
  5. Que ilumina cada um e engrandece a nossa fé

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Saravá é uma interjeição utilizada como forma de saudação usada no Brasil. De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o termo originou-se na fala de africanos escravizados falantes de línguas bantas pela forma como pronunciavam a palavra "salvar" (salavá > saravá).

A saudação à Pomba-Gira é “Laroyê”.

“Salve Seu Zé Pilintra! Salve os Malandros! Salve a Malandragem!” Aprenda com Zé Pilintra que nada importa o que os outros acham, nós somos responsáveis por nossa felicidade e a real missão nesse mundo é descobrirmos os melhores caminhos para alcançá-la, pois não há no mundo o que pague o valor da felicidade.

Outra saudação comum é o movimento das mãos parcialmente fechadas (encolhidas) apontada para o solo, com os dedos retraídos, encostando as costas das mãos ou os punhos um no outro, três vezes. Observa-se também durante os ritos o gesto de – com os punhos cruzados – bater as costas das mãos três vezes ao chão.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Bater com as pontas dos dedos, no chão
Da mão direita, depois tocando a fronte (Eledá), o lado direito da cabeça (Otum – 2º Orixá) e a Nuca (os Ancestrais); Saudando os orixás e guias; Da mão direita 3 vezes e depois tocando a fronte, o lado direito da cabeça e a nuca, para saudar Obaluaiê.

Saudação: "Ogunhê". Cores: azul-escuro, vermelho e preto. Em uma terça-feira, após limpar as contas, monte sua guia e coloque-a para secar ao ar livre.

Significado de laroiê. O que é laroiê: Saudação feita a entidade EXÚ,tanto na Umbanda como no Candomblé. Trata-se de um "SALVE!" destinado exclusivamente para um ou mais Exús,seja ele feminino,masculino ou para uma falange inteira.