Como saudar a malandragem?

Perguntado por: ncavalcanti . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

Tomai-nos Zé Pelintra sob vossa proteção; Desviai-nos dos espíritos atrasados e obsessores, enviados por nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas.

Saudação. “Salve Seu Zé Pilintra! Salve os Malandros! Salve a Malandragem!”

Quando o visitante entrar no Terreiro, do lado esquerdo existe uma casinha fechada chamada Tronqueira, é onde ficam as seguranças da Casa. Ao passar em frente o visitante deve saudar com todo o respeito essa Tronqueira. Na chegada a pessoa recebe uma senha que será oportunamente chamada para a consulta com a entidade.

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...

Etimologia (origem da palavra malandra). Feminino de malandro.

É boêmio, vive de pequenos golpes, aprecia rodas de samba e não acredita no trabalho como um modo de vida; no entanto, é sensível e sentimental, além de galante, cavalheiro e um amante invejável. Obviamente, não existe uma "teoria da malandragem" que sustente e justifique ideologicamente esse comportamento típico.

Os nomes dados as malandras se assemelham e em muitos casos são idênticos aos das Pombagiras, isso já configura um dos motivos para que haja tanta confusão ao distinguir essas duas manifestações. Marias, Padilhas, Quitérias..

Oferendas: comidas nordestinas como farofa, linguiça frita, abóbora com carne seca, queijo coalho…”

Dia do Zé Pelintra, a ser comemorado anualmente no dia 7 de julho. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Plenário Teotônio Villela, 28 de abril de 2022.

Inspire fundo e, se você fuma, puxe 7 vezes a fumaça do cigarro e solte em direção à vela, sem apaga-la. Se você não fumar, queime a ponta do incenso e quando ele começar a liberar a fumaça, dê 7 sopros leves em direção à brasa, para não o apagar. Agradeça a Zé Pelintra e pode ir para a cama descansar.

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!