Como sapos fazem amor?

Perguntado por: djaques8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

As almofadas nupciais são áreas elevadas e queratinizadas – como um saco de areia – nas mãos do macho, que permitem que ele segure na pele escorregadia da fêmea durante o acasalamento.

Os sapos alimentam-se de aranhas, besouros, gafanhotos, moscas, formigas e cupins. Algumas espécies maiores podem comer pequenos pássaros e até mesmo outros sapos. O sapo captura suas presas através da língua, bastante ágil e extensível.

Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme.

10 – 12 anos

Entre 7 a 30 dias, os girinos eclodem e caem diretamente na água, onde completam seu desenvolvimento após cerca de 80 dias.

6. Pegar um sapo não é perigoso. Os sapos são completamente inofensivos, mas apenas se não forem incomodados. Todos os bufonídeos têm um par de glândulas parotoides atrás dos olhos, na região da cabeça e nos ombros.

Com gosto semelhante ao frango, a carne de rã tem pouca gordura, bastante proteína e mais cálcio que o leite.

Os sapos possuem uma alimentação bem comum entre os anfíbios. Normalmente, eles se alimentam de aranhas, besouros, gafanhotos, moscas, formigas e cupins. Existem espécies maiores que podem se aventurar e comer pequenos pássaros e, em casos extremos, até outros sapos de pequeno porte.

A maioria das espécies caça durante a noite e dorme durante o dia, quando ficam escondidas em lugares bem fresquinhos. Seus olhos enormes servem para facilitar a localização das presas na escuridão da noite. Aquelas que vivem no chão da floresta caçam durante o dia, porque esse ambiente é sempre úmido e fresco.

coaxar

O termo “quando o sapo canta” nada mais é que o barulho típico da espécie, mais conhecido como coaxar.

Os sapos têm uma bolsa em cada lado da cabeça, denominada glândula parotoide, com uma estrutura esponjosa contendo um líquido leitoso. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam este líquido leitoso não é venenoso para o homem, causando no máximo uma irritação e, mesmo assim, apenas se colocado na boca ou nos olhos.

Algumas pessoas acham que a urina de anfíbios quando em contato com a pele em seu manuseio pode resultar em uma alergia popularmente chamada de cobreiro. Na verdade os anuros podem urinar como mecanismo de defesa ao fugir, no entanto é inofensiva, não causa alergia e nem cegueira se em contato com os olhos.

Sapos não bebem água! Pelo menos não pela boca. Eles absorvem água através da pele. Quando um sapo está com sede, ele senta em um lugar úmido e se achata contra a umidade.

Os sapos, rãs e pererecas são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais invertebrados e servem de comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos. Se não fossem os anfíbios, o mundo teria tantos insetos (pernilongos, moscas, etc.)