Como são vistas as pessoas tatuadas?

Perguntado por: uourique2 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Um estudo feito numa universidade da França comprovou um preconceito masculino: mulheres com tatuagens são consideradas mais atraentes e também mais "fáceis" pelos homens. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada na universidade de Bretagne-Sud, na França.

Geralmente as pessoas que se tatuam buscam se sentir significantes no mundo. Pode ser uma forma de defesa, de pertencimento a um grupo, de reforçar o que pensam sobre algum assunto ou pessoa. O fato é que elas querem chamar atenção para si. Outras pessoas se tatuam nos momentos de muita angústia e sofrimento pessoal”.

Em empresas cujo ambiente de trabalho não seja tão formal, não existe qualquer impedimento quanto ao uso de tatuagens. Portanto, para tatuagem atrapalha arrumar emprego é não.

A Doutrina Espírita, de fato, não estimula a tatuagem porque a Lei de Conservação, uma das dez leis morais de Deus, mostra ser o corpo um santuário que devemos preservar sempre, evitando maltratá-lo quando não há um fim útil a bem do próximo ou da humanidade.

Segundo Francisco, existe um "exagero" na forma com a qual as pessoas estão cobrindo seus corpos, mas não existe problema em relação às tatuagens em si. — Não tenha medo de tatuagens — disse o Papa, antes de lembrar a quem o ouvia que, durante muitos anos, os eritreus desenharam uma cruz na testa: — A cruz era tatuada.

Uma tatuagem bem cuidada pode durar 25 anos, por exemplo, enquanto uma que teve exposição excessiva ao sol pode demandar retoques em menos de um ano. Após um ano, você pode voltar a ser um doador.

Entre química e impurezas, desenhos corporais injetam no organismo um sem-número de substâncias tóxicas, muitas vezes nem testadas. Especialistas presumem que sejam cancerígenas, mas não há estudos nem leis suficientes.

Tatuagem em renovação constante
De acordo com o estudo publicado no periódico científico Journal of Experimental Medicine, a tinta 'ingerida' pelo macrófago é liberada na derme, camada intermediária da pele, quando ele morre e é absorvida pelas células circundantes. Esse ciclo continua praticamente para sempre.

O dermatologista sublinha que “é garantido que toda a picada da pele pode levar a penetração de agentes infeciosos”. Embora a nossa pele seja “um órgão de defesa fantástico”, muitos orifícios trazem riscos evidentes. Casos de alergias e de infeções são os problemas médicos mais relacionados com as tatuagens.

A luz emitida quebra a tinta da tatuagem em fragmentos que posteriormente serão removidos pelas células de defesa do corpo. O problema é que sempre sobram vestígios de pigmento na região. Ainda não existe um método 100% de eliminação.

Evite ao máximo expor a tatuagem ao sol no primeiro mês, principalmente sem fator de proteção solar, quando este já estiver autorizado para uso. “Logo após a realização da tattoo, eu não recomendo o uso de nenhum produto a não ser um sabonete neutro e uma pomada cicatrizante por, pelo menos, 15 dias”, diz Bárbara.

A resposta segue a mesma. Segundo o STF, todo o candidato, independente da carreira, pode possuir tatuagens. Lembrando sempre que não é qualquer tatuagem.

De acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o edital de concurso público não pode estabelecer restrição a pessoas com tatuagem.

Sim, desde que tenha feito a tatuagem há mais de um ano.