Como são pessoas solitárias?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Uma pessoa solitária tende a gostar de passar mais tempo sozinho. Embora se sinta ligada às outras pessoas e tenha amigos, estar sozinho não significa um problema. Porém, ela sente menos vontade e necessidade de estar em eventos sociais. Contudo, esses tipos de pessoas podem funcionar muito bem em ambientes sociais.

Inclusive, podemos nos sentir inteiramente isolados mesmo no meio de uma multidão, pois a solidão é uma questão principalmente emocional, não necessariamente física. Se você estiver se sentindo solitário, é importante que saiba que essa é uma condição que atinge a maior parte das pessoas.

Entendendo o motivo da Solidão
Em alguns estudos sobre o tema, descobriu-se que essas pessoas, possuem na verdade uma consciência maior de como deve se portar e ser sociável do que quem não possui o problema. Sendo assim, o transtorno está em como colocar em ação o conhecimento.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente.

A solitude é um estado de isolamento voluntário e positivo, já a solidão é uma condição associada à dor e à tristeza. A solidão é um sentimento de vazio, é o desejo de ter a companhia das pessoas, mas não ter.

Isso porque a primeira é uma permanência, uma condição, enquanto a segunda é um estado passageiro e deliberado. A solitude só é válida quando se tem um outro alguém para contar - e essa é a grande diferença: o ser solitário não possui ninguém, enquanto o que goza da solitude sabe ter, mas prefere estar só.

Veja a seguir, oito coisas para fazer quando você estiver solitário:

  1. Monte uma lista de coisas para fazer. ...
  2. Faça atividades físicas. ...
  3. Conheça lugares novos. ...
  4. Ajude o próximo. ...
  5. Escute músicas que ama. ...
  6. Leia livros. ...
  7. Medite. ...
  8. Fale com amigos e familiares.

Significa que você valoriza e respeita sua individualidade, seu próprio espaço. Todos nós precisamos curtir a nossa própria companhia, estar bem conosco, entender como a nossa essência se manifesta e tem se manifestado. E é por isso que é tão importante entender que nem sempre estar sozinho significa ser solitário.

Como ser feliz sozinha?

  1. Desenvolva amor-próprio. Feliz mesmo é quem que já aprendeu que não precisa estar com outra pessoa para se sentir bem. ...
  2. Trabalhe a sua autoestima. ...
  3. Cerque-se de amigos. ...
  4. Tenha hobbies. ...
  5. Reveja os seus valores pessoais.

A boa notícia é que é possível sim. Alguma personalidades ou temperamentos inclusive podem se adaptar melhor e viver com melhor qualidade na sua própria companhia do que na companhia de outras pessoas.

Indivíduos mais inteligentes experimentam menor satisfação com a vida com socialização mais frequente com amigos. Ou seja, quanto mais inteligente, maior a tendência a ser infeliz em meio a um grande grupo. O estudo também revela que pessoas mais inteligentes acreditam se beneficiar menos das amizades.

Querer estar sozinho pode ser uma resposta a uma situação pontual da vida ou até mesmo uma característica de sua personalidade. Se acha que precisa de ajuda procure ajuda profissional. Não. Esse fator isolado não quer dizer nada específico.

A solidão dói e com ela vem o sentimento de inadequação, baixa autoestima e desespero, sentimentos que acompanham a solidão e transbordam em formas de atitudes, palavras, posturas e queixumes. De fato, os seres humanos não nasceram para viverem sós.

Quando chega ao intestino, a larva se transforma na forma adulta. O verme, ao crescer no intestino da criança, consome nutrientes provenientes da sua alimentação, o que pode causar atraso em seu desenvolvimento.

Quais os sintomas?

  • Neurocisticercose. Cisticercos localizados no cérebro: Dores de cabeça frequentes; Convulsões; Confusão mental.
  • Pode se localizar na musculatura ocasionando: Inchaço; Inflamação; Dificuldade nos movimentos.
  • Cisticercose ocular: Pode levar a cegueira.

O parasita normalmente é transmitido quando se consome carne de porco mal cozida – esses animais são hospedeiros intermediários da tênia – ou se entra em contato com alimentos, água ou solo contaminado com ovos da tênia.